Mistério cósmico é desvendado por análise forense interestelar do telescópio Hubble

MCELS / Cerro Tololo Inter-American Observatory / University of Michigan

A Grande Nuvem de Magalhães

Nos arredores da nossa galáxia desenrola-se uma guerra cósmica – e só o Telescópio Espacial Hubble pode ver quem está vencendo a batalha.

Os adversários são duas galáxias anãs, a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães e ambas orbitam a Via Láctea. Mas, à medida que giram em torno da nossa galáxia, também orbitam uma à outra. Uma puxa a outra, e uma delas puxou uma enorme nuvem de gás da companheira. Os resultados foram publicados em fevereiro no Astrophysical Journal.

Chamada de “Braço Principal” (“Leading Arm”), a coleção de gás liga as Nuvens de Magalhães à Via Láctea. Com aproximadamente metade do tamanho da nossa galáxia, pensa-se que a estrutura tenha entre 1 e 2 bilhões de anos. Seu nome deriva do fato de estar liderando o movimento das Nuvens de Magalhães.

A enorme concentração de gás está sendo devorada pela Via Láctea e alimentando o nascimento de novas estrelas na nossa galáxia. Mas qual das galáxias anãs puxa o gás que está agora servindo de banquete? Após anos de debate, os cientistas têm uma resposta para o mistério.

“Havia a pergunta: o gás veio da Grande ou da Pequena Nuvem de Magalhães? À primeira vista, parece que pode ser rastreado até a Grande Nuvem de Magalhães”, explicou o pesquisador Andrew Fox do STScI (Space Telescope Science Institute) em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland.

“Mas abordamos essa questão de maneira diferente, perguntando: do que é feito esse braço principal? Ele tem a composição da Grande ou da Pequena Nuvem de Magalhães?”

A pesquisa de Fox é uma continuação do seu trabalho de 2013, que se concentrou em uma característica por trás das Nuvens de Magalhães. Foi descoberto que o gás nesta estrutura parecida com uma fita, chamada de Fluxo de Magalhães, vinha de ambas as galáxias anãs.

Agora, Fox estava curioso em relação ao seu homólogo, o braço principal. Ao contrário do Fluxo de Magalhães por trás, esse “braço” esfarrapado e rasgado já atingiu a Via Láctea e sobreviveu à viagem até o disco galáctico.

O braço principal é um exemplo em tempo real da acreção de gás, o processo pelo qual o gás cai sobre as galáxias. Isso é muito difícil de observar fora da Via Láctea porque as outras galáxias estão muito distantes e são muito tênues.

“Como essas duas galáxias estão no nosso quintal cósmico, essencialmente estamos na primeira fila para assistir à ação”, afirma a colaboradora Kat Barger da Universidade Cristã do Texas.

Em um novo tipo de análise forense, Fox e sua equipe utilizaram a visão ultravioleta do Hubble para examinar quimicamente o gás no braço principal. Eles observaram a luz de sete quasares, os núcleos brilhantes de galáxias ativas que residem a milhares de milhões de anos-luz dessa nuvem de gás. Ao utilizar o instrumento CIS (Cosmic Origins Spectrograph) do Hubble, os cientistas mediram como essa luz é filtrada pela nuvem.

Em particular, eles procuraram a absorção de radiação ultravioleta pelo oxigênio e pelo enxofre na nuvem. Esses são bons indicadores de quantos elementos mais pesados residem no gás.

A equipe comparou então as medições do Hubble com medições do hidrogênio obtidas pelo Telescópio Robert C. Byrd Green Bank do Observatório Green Bank do NSF, na Virgínia Ocidental, bem como de vários outros radiotelescópios.

“Com a combinação das observações do Hubble e do Telescópio Green Bank, podemos medir a composição e a velocidade do gás para determinar qual das galáxias anãs é a culpada”, explicou Barger.

Depois de muitas análises, a equipe finalmente obteve as “impressões digitais” químicas conclusivas para combinar com a origem do gás do braço principal. “Descobrimos que o gás combina com a Pequena Nuvem de Magalhães,” comenta Fox. “Isso indica que a Grande Nuvem de Magalhães está ganhando a competição porque puxou muito gás da vizinha menor.”

A resposta só foi possível graças à capacidade ultravioleta exclusiva do Hubble. Por causa dos efeitos de filtragem da atmosfera da Terra, a radiação ultravioleta não pode ser estudada a partir do solo. “Todas as linhas de interesse, incluindo as do oxigênio e do enxofre, estão no ultravioleta. Se trabalharmos no ótico e no infravermelho, não as conseguimos ver”, diz o cientista.

O gás do braço principal cruza agora o disco da Via Láctea. Ao fazê-lo, interage com o próprio gás da galáxia, tornando-se fragmentado.

Esse é um estudo de caso importante de como o gás entra nas galáxias e alimenta o nascimento estelar.

Os astrônomos usam simulações para tentar entender o fluxo de gás em outras galáxias. Mas aqui o gás está sendo puxado em flagrante enquanto se move pelo disco da Via Láctea. No futuro, podem vir a nascer planetas e sistemas solares na nossa galáxia a partir do material que costumava fazer parte da Pequena Nuvem de Magalhães.

Enquanto Fox e sua equipe olham para frente, esperam mapear o tamanho total do braço principal – algo que ainda é desconhecido.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …