Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Lula / Twitter

O Papa Francisco com Lula da Silva

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder.

A reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco nesta quinta-feira (13/02), no Vaticano, foi mais do que uma troca de gentilezas entre um líder político e um líder religioso latino-americano. O encontro tem repercussões simbólicas para o petista, que enfrenta processos judiciais, e influi na disputa de poder dentro da própria Igreja Católica, que tem no Brasil o país com o maior número de fiéis.

A relação entre Lula e Francisco se fortaleceu no período em que o ex-presidente estava na prisão, em Curitiba, por meio de troca de cartas. Em maio de 2019, respondendo ao petista, o pontífice pediu para que ele “não desanimasse e continuasse confiando em Deus”, mencionando “duras provas” vividas por Lula, como a morte da mulher, Marisa Letícia, do irmão Genival Inácio e do neto Arthur.

Ao solicitar a audiência com o Papa, Lula afirmou que gostaria de agradecer ao pontífice pela “solidariedade” prestada a ele e por sua dedicação ao “povo oprimido”. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, que esteve com Francisco em 31 de janeiro, ajudou a promover o encontro entre os dois.

Após a reunião com o Papa nesta quinta-feira, Lula disse, em suas redes sociais, que os dois aproveitaram o momento para “conversar sobre um mundo mais justo e fraterno“.

Citado pela imprensa brasileira, o ex-presidente afirmou ainda que saiu “muito satisfeito” do encontro. “Acho que se todo ser humano, ao atingir os 84 anos, tiver a força, a disposição e a garra que ele tem, e levantar temas importantes para o debate, eu acho que a gente pode encontrar soluções [para os problemas mundiais] de forma mais fácil.”

O encontro ocorre em meio ao enfraquecimento do catolicismo no Brasil. Segundo pesquisa feita pelo instituto Datafolha em dezembro de 2019, 50% dos brasileiros, ou cerca de 105 milhões de pessoas, se declaram católicos. O número é expressivo, mas muito menor do que há algumas décadas – em 1970, os católicos eram 90% da população.

Os evangélicos somam hoje 31%, ou 65 milhões de pessoas, contra cerca de 5% na década de 1970. Segundo algumas projeções, eles podem ultrapassar os católicos no país na década de 2030.

Reforço na imagem de Lula e na base católica do PT

O ex-presidente, condenado em segunda instância a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi solto em novembro de 2019 após 580 dias na carceragem da Polícia Federal de Curitiba. Ele ainda recorre da condenação e afirma ser vítima de uso político do Judiciário.

Desde que foi posto em liberdade, Lula tem se dedicado a tentar reerguer o PT, elaborar estratégias para as eleições municipais de 2020 e fazer oposição ao governo de Jair Bolsonaro. Ele é, também, o nome da legenda para concorrer a presidente em 2022 – o que só seria possível se sua condenação for revertida ou se houver alterações legais, já que a Lei da Ficha Limpa o proíbe de fazer isso atualmente.

Para Maria das Dores Campos Machado, professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em sociologia da religião, o encontro reforça a imagem do petista como um líder de reconhecimento internacional e confere maior legitimidade a alguém que responde a uma série de processos judiciais.

“É um reconhecimento de sua figura pública. O Papa não é só chefe da Igreja Católica, ele é também um chefe de Estado [do Vaticano]. Não é todo mundo que consegue uma audiência com o Papa”, disse ela em entrevista à DW Brasil.

Christina Vital da Cunha, colaboradora do Instituto de Estudos da Religião (Iser) e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma que a audiência transmite a ideia de “uma legitimação da idoneidade [de Lula] e, portanto, sua capacidade de interferência no processo político nacional”.

Segundo Machado, além da figura de Lula, a audiência ainda “reforça as bases católicas e progressistas” do PT, um partido fundado em 1980 com forte apoio de setores sindicais, mas também da esquerda da Igreja Católica e das chamadas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que professam a fé católica de forma articulada com a realidade política, com críticas sociais às condições de vida dos mais pobres.

Ala progressista da Igreja Católica

Além de benéfica para Lula e para o PT, Machado avalia que a audiência terá efeitos dentro da Igreja Católica, especialmente para a ala mais progressista da Igreja.

Ela afirma que a instituição passa por um momento de “muita perda de apoio” no Brasil, não só no número de fiéis, mas também na cena política. À Igreja, portanto, interessa mais “alianças” dentro do país.

Lula, aliás, já havia se mostrado um parceiro da Igreja Católica quando, em 2010, promulgou o Acordo Brasil-Santa Sé, que reconheceu interesses e o patrimônio da instituição no Brasil.

A repercussão mais nítida, porém, se dá dentro da correlação de forças da Igreja Católica. Machado afirma que a instituição está hoje “muito dividida” entre alas conservadoras e progressistas, e há uma campanha em curso dos grupos mais conservadores contra o Papa Francisco.

Ela cita como representantes da linha mais radical e conservadora da Igreja no país o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o filósofo Olavo de Carvalho, guru do presidente Bolsonaro.

O encontro entre Lula e o pontífice, segundo Machado, serve para jogar luz na ala progressista da Igreja Católica, que não tem tanta força hoje. “Mostra que existe uma outra Igreja. É um movimento do Papa que diz: ‘Podemos ser de outro jeito, não precisamos ser esses católicos intolerantes’.”

Vital da Cunha tem uma análise parecida. Segundo ela, o “capital político” de Lula pode ajudar no fortalecimento de bases religiosas católicas que estavam se afastando da institucionalidade. “Lula, como líder político forjado em um meio católico e que teve nas bases ditas progressistas da Igreja Católica uma importante rede de sustentação, é estratégico para Francisco”, diz.

A audiência, portanto, ajuda a empurrar o fiel da balança nas disputas dentro da Igreja a favor de Francisco, que tem enfrentado acusações do grupo mais conservador, apesar de ele não ser exatamente alinhado à ala progressista, diz Machado.

O Papa é próximo dos progressistas em questões econômicas – ao defender a atenção aos mais pobres – e também ao sinalizar a aceitação da homossexualidade e defender o meio ambiente e a floresta.

Mas joga com os conservadores ao negar o ordenamento de mulheres e de homens casados, proposta levantada durante o Sínodo da Amazônia, e ao criticar o que chama de “ideologia de gênero”, termo pejorativo para se referir a uma suposta doutrinação em escolas a respeito da escolha de gêneros.

Segundo Machado, a audiência desta quinta-feira também serve de munição aos grupos mais conservadores, que poderão usar a foto de Francisco com Lula para acusá-lo de ser um “Papa comunista”.

A leitura pela população religiosa

Se o efeito do encontro dentro da Igreja Católica é mais claro, na população brasileira religiosa ele tem mais nuances e dependerá de outros fatores, afirmam as duas especialistas.

Machado avalia que a reunião no Vaticano deve ser recebida de forma positiva pela população católica no Brasil, em especial a mais pobre, que tem uma melhor avaliação do petista.

Mas o efeito deve ser diferente entre os grupos católicos mais conservadores, que segundo ela são ligados a classes mais altas. “São o que a gente antes identificava como TFP [Tradição, Família e Propriedade, organização católica conservadora que apoiou o golpe de 1964], mas que hoje têm uma nova roupagem.”

O impacto também deverá ser misto entre o público evangélico, afirma Vital da Cunha. Os grupos mais progressistas deverão ter uma boa percepção da audiência, enquanto entre as alas mais conservadoras o significado do encontro será “disputado a tapas pelas forças políticas antagônicas”, diz a colaboradora do Iser.

Parte dos fiéis poderá ter dúvidas sobre o “bombardeio negativo” em torno da figura de Lula promovido por líderes evangélicos conservadores, já que o petista foi recebido por um líder importante como o Papa.

Enquanto isso, os opositores de Lula deverão apresentar “leituras que operam através de pânicos morais, explorando desinformações, medos, retóricas da perda e sentimentos de antagonismo às elites, porque o catolicismo é ainda muito identificado com o poder, com elites brancas e ilustradas, sobretudo no Brasil”, diz Vital da Cunha.

A questão ambiental

Um último aspecto da audiência é a atenção às questões climáticas e à preservação do meio ambiente. O Papa Francisco tem feito uma clara defesa da Amazônia e das populações tradicionais que ocupam essa área, que enfrentam revezes no governo Bolsonaro, com alta do desmatamento e das queimadas.

Vital da Cunha lembra que, durante o governo Lula, quando Marina Silva estava à frente do Ministério do Meio Ambiente, houve ampliação significativa de políticas públicas de proteção da floresta.

Ao sair do encontro, Lula afirmou que a questão ambiental foi um dos pontos discutidos com o pontífice. “Há uma má vontade, apesar dos discursos, dos governantes preocupados com a questão ambiental. […] Enquanto a gasolina for barata, enquanto o petróleo for barato, não há interesse em mudar a matriz energética da maioria dos países”, disse o petista, segundo o portal UOL.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …