Papa recebe Putin no Vaticano

catholicism / Flickr

Papa Francisco

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu nesta quinta-feira com o papa Francisco no Vaticano. O líder russo chegou à Roma com uma hora de atraso, e se dirigiu diretamente ao Vaticano para a reunião a portas fechadas com o pontífice.

“Agradeço pelo tempo que Vossa Santidade dedicou a mim”, disse Putin ao papa ao final de uma conversa de 55 minutos. “Foi uma discussão bastante substantiva e interessante”, afirmou, segundo repórteres que o ouviram enquanto ele deixava a sala em que o pontífice utiliza para encontros oficiais.

A visita de Putin faz parte do roteiro de uma rápida passagem por Roma, que inclui também conversas com o governo da Itália, e gerou especulações de que poderia ser um prelúdio à primeira viagem de um papa à Rússia.

Segundo o Kremlin, na agenda do encontro estavam previstos temas como a preservação dos locais cristãos sagrados na Síria, mas não constava um convite oficial do papa à Rússia. Especula-se que ambos trataram também da questão da Ucrânia.

O encontro ocorreu um dia antes de o papa receber líderes da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, que discutirão com o papa a crise em seu país, cujo leste é controlado por grupos separatistas pró-Rússia. Os rebeldes são, na maioria, fiéis da Igreja Russa Ortodoxa, enquanto seus oponentes são ortodoxos e da Igreja Greco-Católica.

Francisco e Putin já haviam se encontrado duas vezes. Na última delas, em 2015, o papa pediu a todas as partes envolvidas no conflito no leste da Ucrânia que fizessem um “esforço grande e sincero” para alcançar a a paz na Ucrânia”.

.As relações entre o Vaticano e Moscou se normalizaram apenas em 2009, quando foram restabelecidos os laços diplomáticos rompidos durante o regime soviético.

O relacionamento entre as duas partes vêm melhorando desde que o patriarca Kirill assumiu a liderança da Igreja Ortodoxa Russa, após ter liderado o braço diplomático da instituição durante muitos anos.

Em 2016, Francisco e Kirill mantiveram um encontro histórico em Cuba, o primeiro entre líderes das duas igrejas desde a cisão da cristandade, dividida em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa no século 11, no evento que ficou conhecido como o Grande Cisma.

Após o encontro com o papa nesta quarta-feira, Putin se reúne com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e com o presidente Sergio Mattarella.

O governo populista de direita da Itália expressou diversas vezes simpatia pelo governo russo, inclusive defendendo a remoção de sanções internacionais ao país. Antes da visita, Putin elogiou o ministro do Interior, Matteo Salvini, e seu partido, a Liga, por manterem uma “atitude acolhedora” em relação a Moscou. Salvini e o ministro do Desenvolvimento Econômico, Luigi Di Maio, comparecerão a um jantar com Putin, após o qual o líder russo se encontrará com o ex-premiê Silvio Berlusconi.

“Somos ligados por uma amizade que já se estende por muitos anos”, disse Putin sobre Berlusconi em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, chamando o veterano líder do partido Forza Italia de “um político de estatura global”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …