Papa recebe Putin no Vaticano

catholicism / Flickr

Papa Francisco

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu nesta quinta-feira com o papa Francisco no Vaticano. O líder russo chegou à Roma com uma hora de atraso, e se dirigiu diretamente ao Vaticano para a reunião a portas fechadas com o pontífice.

“Agradeço pelo tempo que Vossa Santidade dedicou a mim”, disse Putin ao papa ao final de uma conversa de 55 minutos. “Foi uma discussão bastante substantiva e interessante”, afirmou, segundo repórteres que o ouviram enquanto ele deixava a sala em que o pontífice utiliza para encontros oficiais.

A visita de Putin faz parte do roteiro de uma rápida passagem por Roma, que inclui também conversas com o governo da Itália, e gerou especulações de que poderia ser um prelúdio à primeira viagem de um papa à Rússia.

Segundo o Kremlin, na agenda do encontro estavam previstos temas como a preservação dos locais cristãos sagrados na Síria, mas não constava um convite oficial do papa à Rússia. Especula-se que ambos trataram também da questão da Ucrânia.

O encontro ocorreu um dia antes de o papa receber líderes da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, que discutirão com o papa a crise em seu país, cujo leste é controlado por grupos separatistas pró-Rússia. Os rebeldes são, na maioria, fiéis da Igreja Russa Ortodoxa, enquanto seus oponentes são ortodoxos e da Igreja Greco-Católica.

Francisco e Putin já haviam se encontrado duas vezes. Na última delas, em 2015, o papa pediu a todas as partes envolvidas no conflito no leste da Ucrânia que fizessem um “esforço grande e sincero” para alcançar a a paz na Ucrânia”.

.As relações entre o Vaticano e Moscou se normalizaram apenas em 2009, quando foram restabelecidos os laços diplomáticos rompidos durante o regime soviético.

O relacionamento entre as duas partes vêm melhorando desde que o patriarca Kirill assumiu a liderança da Igreja Ortodoxa Russa, após ter liderado o braço diplomático da instituição durante muitos anos.

Em 2016, Francisco e Kirill mantiveram um encontro histórico em Cuba, o primeiro entre líderes das duas igrejas desde a cisão da cristandade, dividida em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa no século 11, no evento que ficou conhecido como o Grande Cisma.

Após o encontro com o papa nesta quarta-feira, Putin se reúne com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e com o presidente Sergio Mattarella.

O governo populista de direita da Itália expressou diversas vezes simpatia pelo governo russo, inclusive defendendo a remoção de sanções internacionais ao país. Antes da visita, Putin elogiou o ministro do Interior, Matteo Salvini, e seu partido, a Liga, por manterem uma “atitude acolhedora” em relação a Moscou. Salvini e o ministro do Desenvolvimento Econômico, Luigi Di Maio, comparecerão a um jantar com Putin, após o qual o líder russo se encontrará com o ex-premiê Silvio Berlusconi.

“Somos ligados por uma amizade que já se estende por muitos anos”, disse Putin sobre Berlusconi em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, chamando o veterano líder do partido Forza Italia de “um político de estatura global”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …