“Acordar do lado errado da cama” prejudica mesmo o seu desempenho

Há dias em que acordamos com aquela sensação de que as coisas não vão mesmo correr bem. Agora, um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia revela que o fenômeno não está apenas na nossa cabeça. Ou melhor: está, por isso é tão real.

O estudo de duas semanas e com 240 adultos, publicado no Journal of Gerontology no começo de junho, mostrou que sentir estresse logo pela manhã sobre as atividades que estão por vir pode prejudicar a nossa “memória operacional” (de curto prazo, que nos permite concluir várias tarefas ao longo do dia). A memória operacional também guarda informações relevantes, como endereços ou listas de compras.

Seres humanos podem imaginar e antecipar as coisas antes que elas aconteçam, o que nos ajuda a estarmos preparados e até mesmo prevenir certos eventos. Mas o estudo sugere que essa capacidade também pode ser prejudicial para a função diária da memória, independente de os eventos estressantes realmente acontecerem ou não”, disse o principal autor do estudo, Jinshil Hyun, em comunicado.

De acordo com o IFLScience, muitos experimentos em laboratório já comprovaram que a ansiedade antecipatória pode reduzir a capacidade do cérebro de tomar decisões, manter a atenção, reter informações e fazer julgamentos morais.

No entanto, as pesquisas com enfoque nos efeitos do estresse no mundo real têm sido escassas porque os pesquisadores não conseguem acompanhar as pessoas um dia inteiro, pedindo a elas que classifiquem os seus níveis de estresse e concluam os testes cognitivos.

Mas Hyun e seus colegas, Martin Sliwinski e Joshua Smyth, perceberam de forma inteligente que os smartphones podem, agora, fazer exatamente isso.

Para dar uma olhada mais de perto no impacto do estresse na memória operacional durante situações cotidianas, os pesquisadores utilizaram um aplicativo especial, em que os participantes forneciam dados como a qualidade do sono e o nível de ansiedade antecipatória sobre o dia seguinte logo após acordar.

Ao longo do dia, durante cinco intervalos aleatórios a cada duas horas e meia, o aplicativo emitia um alerta para sinalizar aos participantes no estudo que respondessem perguntas relacionadas às suas atividades naquele momento e o seu estado psicológico. Em seguida, o app pedia que completassem uma tarefa cognitiva, a fim de avaliar a memória operacional de cada um. À noite, os voluntários precisavam responder a uma pesquisa separada, em que deviam informar sobre o estresse relacionado ao dia seguinte.

Após duas semanas, a análise revelou que o estresse ao acordar estava fortemente associado a mais erros nos testes de cognição que mediam a memória operacional, feitos no mesmo dia por indivíduos com idades entre 25 e 65 anos.

“É importante ressaltar que a antecipação do estresse foi além do efeito de eventos realmente estressantes que foram relatados. Processos antecipatórios podem produzir efeitos sobre o funcionamento da memória operacional independente da presença de um gatilho externo para o estresse”, escreveram os pesquisadores no estudo. Já a ansiedade à noite não foi significativamente associada com os resultados da memória operacional.

Sliwinski acredita que os resultados podem ajudar a orientar o desenvolvimento de intervenções que ajudem as pessoas a maximizar sua capacidade cognitiva durante os períodos de estresse matinal, algo que qualquer pessoa sobrecarregada provavelmente experimenta.

“Se você acordar e sentir que o dia será estressante, talvez seu telefone possa lembrá-lo de relaxar profundamente antes de começar o dia. Ou se o seu poder cognitivo estiver num ponto em que pode cometer um erro, talvez seja possível receber uma mensagem dizendo que aquela pode não ser a melhor hora para dirigir”, disse Sliwinski.

O cientista observa que a equipe já iniciou estudos de acompanhamento que avaliarão as manifestações fisiológicas do estresse diário, tendo os voluntários passado a utilizar dispositivos biossensores.

Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …