“Acordar do lado errado da cama” prejudica mesmo o seu desempenho

Há dias em que acordamos com aquela sensação de que as coisas não vão mesmo correr bem. Agora, um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia revela que o fenômeno não está apenas na nossa cabeça. Ou melhor: está, por isso é tão real.

O estudo de duas semanas e com 240 adultos, publicado no Journal of Gerontology no começo de junho, mostrou que sentir estresse logo pela manhã sobre as atividades que estão por vir pode prejudicar a nossa “memória operacional” (de curto prazo, que nos permite concluir várias tarefas ao longo do dia). A memória operacional também guarda informações relevantes, como endereços ou listas de compras.

Seres humanos podem imaginar e antecipar as coisas antes que elas aconteçam, o que nos ajuda a estarmos preparados e até mesmo prevenir certos eventos. Mas o estudo sugere que essa capacidade também pode ser prejudicial para a função diária da memória, independente de os eventos estressantes realmente acontecerem ou não”, disse o principal autor do estudo, Jinshil Hyun, em comunicado.

De acordo com o IFLScience, muitos experimentos em laboratório já comprovaram que a ansiedade antecipatória pode reduzir a capacidade do cérebro de tomar decisões, manter a atenção, reter informações e fazer julgamentos morais.

No entanto, as pesquisas com enfoque nos efeitos do estresse no mundo real têm sido escassas porque os pesquisadores não conseguem acompanhar as pessoas um dia inteiro, pedindo a elas que classifiquem os seus níveis de estresse e concluam os testes cognitivos.

Mas Hyun e seus colegas, Martin Sliwinski e Joshua Smyth, perceberam de forma inteligente que os smartphones podem, agora, fazer exatamente isso.

Para dar uma olhada mais de perto no impacto do estresse na memória operacional durante situações cotidianas, os pesquisadores utilizaram um aplicativo especial, em que os participantes forneciam dados como a qualidade do sono e o nível de ansiedade antecipatória sobre o dia seguinte logo após acordar.

Ao longo do dia, durante cinco intervalos aleatórios a cada duas horas e meia, o aplicativo emitia um alerta para sinalizar aos participantes no estudo que respondessem perguntas relacionadas às suas atividades naquele momento e o seu estado psicológico. Em seguida, o app pedia que completassem uma tarefa cognitiva, a fim de avaliar a memória operacional de cada um. À noite, os voluntários precisavam responder a uma pesquisa separada, em que deviam informar sobre o estresse relacionado ao dia seguinte.

Após duas semanas, a análise revelou que o estresse ao acordar estava fortemente associado a mais erros nos testes de cognição que mediam a memória operacional, feitos no mesmo dia por indivíduos com idades entre 25 e 65 anos.

“É importante ressaltar que a antecipação do estresse foi além do efeito de eventos realmente estressantes que foram relatados. Processos antecipatórios podem produzir efeitos sobre o funcionamento da memória operacional independente da presença de um gatilho externo para o estresse”, escreveram os pesquisadores no estudo. Já a ansiedade à noite não foi significativamente associada com os resultados da memória operacional.

Sliwinski acredita que os resultados podem ajudar a orientar o desenvolvimento de intervenções que ajudem as pessoas a maximizar sua capacidade cognitiva durante os períodos de estresse matinal, algo que qualquer pessoa sobrecarregada provavelmente experimenta.

“Se você acordar e sentir que o dia será estressante, talvez seu telefone possa lembrá-lo de relaxar profundamente antes de começar o dia. Ou se o seu poder cognitivo estiver num ponto em que pode cometer um erro, talvez seja possível receber uma mensagem dizendo que aquela pode não ser a melhor hora para dirigir”, disse Sliwinski.

O cientista observa que a equipe já iniciou estudos de acompanhamento que avaliarão as manifestações fisiológicas do estresse diário, tendo os voluntários passado a utilizar dispositivos biossensores.

Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …