EI diz que ataques na Espanha foram contra “cruzados e judeus”

David Armengou / EPA

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) afirmou neste sábado que os ataques perpetrados na Espanha, que deixaram 14 mortos e mais de 100 feridos na quinta-feira, foram contra os “cruzados e judeus”.

Em um comunicado divulgado pelo grupo terrorista na rede de mensagem Telegram, o EI afirmou que “vários jihadistas” fizeram os ataques simultaneamente em “dois grupos” separados.

“Com a ajuda de Deus, na quinta-feira passada vários jihadistas em dois grupos de maneira simultânea tiveram como alvo os lugares dos cruzados na Espanha“, afirma a nota, cuja autenticidade não pôde ser verificada.

O grupo radical disse que os ataques, perpetrados tanto em Barcelona como em Cambrils, Tarragona, “deixaram mais de 120 feridos cruzados e judeus dos países da coalizão cruzada”, em alusão à aliança internacional, liderada pelos EUA, que luta contra o EI no Iraque e a Síria.

“Os jihadistas do primeiro grupo tiveram como alvo um grupo de cruzados com um veículo na rua de La Rambla em Barcelona”, indicou o EI.

A nota assegura que foram atropelados “dois agentes” uniformizados “em um posto policial”; e depois, “invadiram com armas levesum bar situado perto de La Rambla, matando e torturando quem estavam no seu interior”. Esta informação foi desmentida pela polícia horas após o atentado.

Segundo o comunicado do grupo terrorista, o “outro grupo atropelou vários cruzados com um veículo em Cambrils”.

Horas após o atentado perpetrado em Barcelona, a agência usada pelos terroristas “Amaq”, publicava um livre comunicado assegurando que “uma fonte de segurança afirmou à Amaq que os autores do ataque de Barcelona são soldados do Estado Islâmico”. No entanto, não fazia nenhuma referência ao ataque que havia sido perpetrado pouco depois em Cambrils.

Os ataques na Catalunha deixaram pelo menos 14 mortos e 126 feridos.

Os Mossos d’Esquadra acreditam que a célula que participou dos atentados da Catalunha estaria composta por 12 terroristas, dos quais quatro foram detidos – um em Alcanar (Tarragona) e três em Ripoll (Girona) -, cinco foram mortos em Cambrils, dois morreram na explosão de Alcanar e um segue solto.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …