Trump ameaça EI e afirma que grupo “pagará” por ataques contra os EUA

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu nesta sexta-feira (3) que o Estado Islâmico (EI) “pagará um alto preço” por seus ataques contra o país, depois que o grupo terrorista afirmou que o suposto autor do atentado de terça-feira (31) em Nova York é um de seus “soldados”.

Em uma série de tweets, Trump reagiu a essa reivindicação do EI, realizada no último número da sua revista semanal pela internet Al Naba, e chamou de “animal degenerado” o suspeito do atentado, o imigrante uzbeque Sayfullo Saipov, de 29 anos, que se encontra detido.

Segundo Trump, as forças armadas americanas bateram no EI “muito mais duro” nos últimos dois dias. “Eles [os terroristas do EI] pagarão um alto preço por cada ataque contra nós!”, garantiu o presidente.

O atentado de Nova York, um atropelamento múltiplo que deixou oito mortos e 12 feridos, não foi reivindicado pelo EI por meio de comunicados oficiais ou através de notas na agência Amaq, vinculada aos jihadistas, como costuma ser habitual no grupo.

Uma coluna de Al Naba relatou brevemente o atentado de Nova York citando informações de “meios de comunicação” e sem servir-se de nenhuma fonte interna do grupo terrorista, como é usual quando reivindica atentados cometidos no exterior.

As autoridades americanas acreditam que Saipov atuou sozinho, inspirado por toda a propaganda do EI que tinha em seu poder, embora as investigações continuem para desvendar seu passado e contatos anteriores.

O terrorista compareceu perante uma juíza na quarta-feira (1), mas a acusação formal será anunciada mais adiante, possivelmente em uma segunda audiência judicial marcada para 15 de novembro.

Trump pediu a pena de morte para Saipov e, embora em um primeiro momento tenha dito que consideraria mandá-lo à prisão de Guantánamo (Cuba), depois voltou atrás ao admitir as complicações e lentidão desse processo.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …