Eleições na França: coronavírus aumenta preocupação com limpeza e segurança em Paris

O segundo turno das eleições municipais francesas acontece neste domingo (28), nas maiores metrópoles do país. O primeiro turno ocorreu na véspera de a França entrar em quarentena contra o coronavírus, em 15 de março. O impacto da pandemia na votação é incerto, mas uma pesquisa indica que a limpeza urbana e a segurança pública ganharam pontos nas prioridades dos eleitores em Paris.

Analistas consideram que, com o confinamento que se prolongou por dois meses no país, os parisienses passaram a dar mais atenção a aspectos diretamente ligados à vida cotidiana.

A limpeza cresceu 3 pontos em relação a janeiro e é apontada como a prioridade número 1 por 74% dos entrevistados da pesquisa do instituto Ifop, publicada em 7 de junho. A segurança pública aparece em segundo lugar, escolhida por 71% dos eleitores (alta de 4 pontos) e o combate à poluição, em terceiro, citada por 65% dos sondados.

Quem ganha com esse cenário é a candidata da direita, Rachida Dati (Os Republicanos), que escolheu esses dois temas como os carros-chefes da sua campanha contra a atual prefeita, a socialista Anne Hidalgo.

Concorre também a centrista Agnès Buzyn (LREM, partido do presidente Emmanuel Macron), mas a campanha foi marcada por um típico embate esquerda x direita. As pesquisas indicam que, salvo reviravolta de última hora, Hidalgo deve se reeleger com folga, com cerca de 44% dos votos, contra 33% para Dati e 20% para Buzyn.

“Paris conta com 5 milhões de ratos, o dobro da sua população!”, denuncia a conservadora, ex-ministra da Justiça de Nicolas Sarkozy e atual subprefeita do chique 7º distrito da capital. Dati promete uma verdadeira revolução para acabar com os roedores e melhorar o aspecto das ruas de Paris, com o uso até de drones para detectar lixo e a privatização “total” do serviço de coleta.

Brigadas voluntárias para combater ratos

Faz tempo que o tema é polêmico na França – o assunto é considerado uma preocupação “burguesa” pela esquerda, enquanto faltam verbas para melhorar as condições de vida nos bairros mais carentes e ampliar o acesso a uma habitação digna para todos. Até o controle da população de ratos se tornou alvo de embates ideológicos.

De um lado, Hidalgo sofre pressões de organizações ambientalistas para parar com o “raticídio” na cidade. Do outro, moradores de bairros nobres acusam a prefeitura de negligência sanitária e fazem alarde com iniciativas individuais para combater o problema. É o que acontece no 17º distrito, onde o subprefeito conservador organizou brigadas para localizar e exterminar os ratos.

Apoiada no segundo turno pelos Verdes, que devem garantir sua vitória, a prefeita socialista prefere enfatizar a política ambiental municipal, com medidas como a valorização do lixo na estratégia para o controle de roedores e melhora da limpeza.

Também ressalta o combate à poluição, graças à ampliação em 100 quilômetros da rede de ciclovias e vias pedestres na capital, além da redução dos limites de velocidade em certas zonas.

Reviravolta é improvável

O cientista político Bruno Cautrès, do Centro de Estudos Políticos da Sciences Po (Cevipof), avalia que a quarentena favoreceu, inegavelmente, a atual prefeita, que teve uma atuação de destaque durante esta crise inédita.

“Podemos ter um eleitorado de centro-direita um pouco perdido, que pode se deixar seduzir pela ideia de ‘tudo, menos Hidalgo’. Mas isso não será suficiente para inverter o jogo”, afirma o especialista em comportamento eleitoral, à RFI. “Para isso acontecer, seria necessário um acordo formal dos programas entre os dois grupos políticos [de direita e de centro]”, analisa.

Outro ponto de tensão é a segurança. A crise dos coletes amarelos, iniciada em novembro de 2018, transformou as ruas de Paris em palco de guerrilha por meses, nos finais de semana. A série de quebra-quebra, somada ao aumento de 25% da criminalidade na cidade, deixou os eleitores de direita exasperados.

Em resposta, a candidata conservadora a prometer a criação de uma polícia municipal armada e um aumento da vigilância urbana por câmeras.

Hidalgo reforça política de esquerda

Em seu favor, Hidalgo tem a forte atuação social durante a pandemia: a prefeita participou pessoalmente da distribuição de alimentos para famílias carentes, viabilizou máscaras gratuitas para todos os parisienses e conseguiu fazer com que as creches e escolas municipais permanecessem abertas para atender aos trabalhadores de setores essenciais, em meio à quarentena.

Em seu programa de governo, ela planeja acentuar o viés ecológico da gestão, com o desenvolvimento do sistema de transportes limpos, a abertura de quatro “florestas urbanas”, um plano de estímulo à otimização energética e térmica nas residências e o uso de 100% de alimentos orgânicos e produzidos na região nas cantinas escolares.

Resta saber qual será a taxa de participação no segundo turno, marcado, mais uma vez, por medidas rígidas de proteção sanitária contra o coronavírus. Os estudos realizados até agora sobre o impacto da realização do primeiro turno no número de mortes, em plena pandemia, são inconclusivos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …