Eleições na França: coronavírus aumenta preocupação com limpeza e segurança em Paris

O segundo turno das eleições municipais francesas acontece neste domingo (28), nas maiores metrópoles do país. O primeiro turno ocorreu na véspera de a França entrar em quarentena contra o coronavírus, em 15 de março. O impacto da pandemia na votação é incerto, mas uma pesquisa indica que a limpeza urbana e a segurança pública ganharam pontos nas prioridades dos eleitores em Paris.

Analistas consideram que, com o confinamento que se prolongou por dois meses no país, os parisienses passaram a dar mais atenção a aspectos diretamente ligados à vida cotidiana.

A limpeza cresceu 3 pontos em relação a janeiro e é apontada como a prioridade número 1 por 74% dos entrevistados da pesquisa do instituto Ifop, publicada em 7 de junho. A segurança pública aparece em segundo lugar, escolhida por 71% dos eleitores (alta de 4 pontos) e o combate à poluição, em terceiro, citada por 65% dos sondados.

Quem ganha com esse cenário é a candidata da direita, Rachida Dati (Os Republicanos), que escolheu esses dois temas como os carros-chefes da sua campanha contra a atual prefeita, a socialista Anne Hidalgo.

Concorre também a centrista Agnès Buzyn (LREM, partido do presidente Emmanuel Macron), mas a campanha foi marcada por um típico embate esquerda x direita. As pesquisas indicam que, salvo reviravolta de última hora, Hidalgo deve se reeleger com folga, com cerca de 44% dos votos, contra 33% para Dati e 20% para Buzyn.

“Paris conta com 5 milhões de ratos, o dobro da sua população!”, denuncia a conservadora, ex-ministra da Justiça de Nicolas Sarkozy e atual subprefeita do chique 7º distrito da capital. Dati promete uma verdadeira revolução para acabar com os roedores e melhorar o aspecto das ruas de Paris, com o uso até de drones para detectar lixo e a privatização “total” do serviço de coleta.

Brigadas voluntárias para combater ratos

Faz tempo que o tema é polêmico na França – o assunto é considerado uma preocupação “burguesa” pela esquerda, enquanto faltam verbas para melhorar as condições de vida nos bairros mais carentes e ampliar o acesso a uma habitação digna para todos. Até o controle da população de ratos se tornou alvo de embates ideológicos.

De um lado, Hidalgo sofre pressões de organizações ambientalistas para parar com o “raticídio” na cidade. Do outro, moradores de bairros nobres acusam a prefeitura de negligência sanitária e fazem alarde com iniciativas individuais para combater o problema. É o que acontece no 17º distrito, onde o subprefeito conservador organizou brigadas para localizar e exterminar os ratos.

Apoiada no segundo turno pelos Verdes, que devem garantir sua vitória, a prefeita socialista prefere enfatizar a política ambiental municipal, com medidas como a valorização do lixo na estratégia para o controle de roedores e melhora da limpeza.

Também ressalta o combate à poluição, graças à ampliação em 100 quilômetros da rede de ciclovias e vias pedestres na capital, além da redução dos limites de velocidade em certas zonas.

Reviravolta é improvável

O cientista político Bruno Cautrès, do Centro de Estudos Políticos da Sciences Po (Cevipof), avalia que a quarentena favoreceu, inegavelmente, a atual prefeita, que teve uma atuação de destaque durante esta crise inédita.

“Podemos ter um eleitorado de centro-direita um pouco perdido, que pode se deixar seduzir pela ideia de ‘tudo, menos Hidalgo’. Mas isso não será suficiente para inverter o jogo”, afirma o especialista em comportamento eleitoral, à RFI. “Para isso acontecer, seria necessário um acordo formal dos programas entre os dois grupos políticos [de direita e de centro]”, analisa.

Outro ponto de tensão é a segurança. A crise dos coletes amarelos, iniciada em novembro de 2018, transformou as ruas de Paris em palco de guerrilha por meses, nos finais de semana. A série de quebra-quebra, somada ao aumento de 25% da criminalidade na cidade, deixou os eleitores de direita exasperados.

Em resposta, a candidata conservadora a prometer a criação de uma polícia municipal armada e um aumento da vigilância urbana por câmeras.

Hidalgo reforça política de esquerda

Em seu favor, Hidalgo tem a forte atuação social durante a pandemia: a prefeita participou pessoalmente da distribuição de alimentos para famílias carentes, viabilizou máscaras gratuitas para todos os parisienses e conseguiu fazer com que as creches e escolas municipais permanecessem abertas para atender aos trabalhadores de setores essenciais, em meio à quarentena.

Em seu programa de governo, ela planeja acentuar o viés ecológico da gestão, com o desenvolvimento do sistema de transportes limpos, a abertura de quatro “florestas urbanas”, um plano de estímulo à otimização energética e térmica nas residências e o uso de 100% de alimentos orgânicos e produzidos na região nas cantinas escolares.

Resta saber qual será a taxa de participação no segundo turno, marcado, mais uma vez, por medidas rígidas de proteção sanitária contra o coronavírus. Os estudos realizados até agora sobre o impacto da realização do primeiro turno no número de mortes, em plena pandemia, são inconclusivos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …