Em processo de impeachment de Donald Trump, advogados desistem do caso

Jason Szenes / EPA

Donald Trump discursa nas Nações Unidas

Alguns dos advogados do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desistiram de defendê-lo às vésperas do início do julgamento do seu impeachment, informaram a CNN e outros meios de comunicação americanos neste sábado. Por trás dos abandonos de causa estariam as divergências de estratégia na defesa do antigo inquilino da Casa Branca.

Ao todo, cinco advogados jogaram a toalha. E entre eles, dois advogados cotados para liderar a equipe de advogados do bilionário nova-iorquino: Butch Bowers e Deborah Barbier, de acordo com a mídia americana.

Vale lembrar que o julgamento de Donald Trump por “incitamento à insurgência”, após a ocupação do Capitólio em 6 de janeiro por seus partidários, deve começar em 9 de fevereiro.

Essas tensões decorrem de divergências sobre as escolhas táticas do ex-presidente e seus advogados. Donald Trump quer que seus advogados continuem defendendo a tese da fraude eleitoral que levou à vitória de Joe Biden, em vez de focar na legalidade do processo contra um presidente que já está fora do cargo, afirma a CNN. Trump teria chegado a dizer que seu caso é muito simples e que ele mesmo poderia se defender.

O advogado pessoal do ex-presidente, Rudolph Giuliani, deixou claro que estaria pronto para defender seu cliente neste segundo julgamento de impeachment. A contrapartida é que ele mesmo pode vir a ser chamado como testemunha, uma vez que ele se dirigiu aos partidários de Donald Trump no dia de sua incursão ao Capitólio.

Em resposta à informação da imprensa, Jason Miller, assessor de Trump, marcou presença no Twitter: “Trabalhamos muito, mas ainda não tomamos uma decisão final sobre nossa equipe jurídica, faremos isso em breve”.

O julgamento acontecerá?

A abertura do processo de impeachment está prevista para 9 de fevereiro, mas com apenas cinco senadores republicanos prontos para se juntarem aos 50 senadores democratas. Considerando que, para que o julgamento aconteça, é necessária uma maioria de dois terços, ou seja, 67 senadores, que provavelmente não será alcançada, especifica a AFP.

Dezessete republicanos teriam que ficar do lado dos democratas para que Donald Trump fosse condenado após esse julgamento, enfatiza Anne Corpet, correspondente da RFI em Washington.

A votação de uma moção de censura, menos severa, requer o voto de pelo menos dez senadores republicanos para ter chance de ser aprovada, o que alguns consideram, no entanto, possível.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …