Em processo de impeachment de Donald Trump, advogados desistem do caso

Jason Szenes / EPA

Donald Trump discursa nas Nações Unidas

Alguns dos advogados do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desistiram de defendê-lo às vésperas do início do julgamento do seu impeachment, informaram a CNN e outros meios de comunicação americanos neste sábado. Por trás dos abandonos de causa estariam as divergências de estratégia na defesa do antigo inquilino da Casa Branca.

Ao todo, cinco advogados jogaram a toalha. E entre eles, dois advogados cotados para liderar a equipe de advogados do bilionário nova-iorquino: Butch Bowers e Deborah Barbier, de acordo com a mídia americana.

Vale lembrar que o julgamento de Donald Trump por “incitamento à insurgência”, após a ocupação do Capitólio em 6 de janeiro por seus partidários, deve começar em 9 de fevereiro.

Essas tensões decorrem de divergências sobre as escolhas táticas do ex-presidente e seus advogados. Donald Trump quer que seus advogados continuem defendendo a tese da fraude eleitoral que levou à vitória de Joe Biden, em vez de focar na legalidade do processo contra um presidente que já está fora do cargo, afirma a CNN. Trump teria chegado a dizer que seu caso é muito simples e que ele mesmo poderia se defender.

O advogado pessoal do ex-presidente, Rudolph Giuliani, deixou claro que estaria pronto para defender seu cliente neste segundo julgamento de impeachment. A contrapartida é que ele mesmo pode vir a ser chamado como testemunha, uma vez que ele se dirigiu aos partidários de Donald Trump no dia de sua incursão ao Capitólio.

Em resposta à informação da imprensa, Jason Miller, assessor de Trump, marcou presença no Twitter: “Trabalhamos muito, mas ainda não tomamos uma decisão final sobre nossa equipe jurídica, faremos isso em breve”.

O julgamento acontecerá?

A abertura do processo de impeachment está prevista para 9 de fevereiro, mas com apenas cinco senadores republicanos prontos para se juntarem aos 50 senadores democratas. Considerando que, para que o julgamento aconteça, é necessária uma maioria de dois terços, ou seja, 67 senadores, que provavelmente não será alcançada, especifica a AFP.

Dezessete republicanos teriam que ficar do lado dos democratas para que Donald Trump fosse condenado após esse julgamento, enfatiza Anne Corpet, correspondente da RFI em Washington.

A votação de uma moção de censura, menos severa, requer o voto de pelo menos dez senadores republicanos para ter chance de ser aprovada, o que alguns consideram, no entanto, possível.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …