Em São Francisco, protestantes de extrema-direita serão recebidos com flores – e cocô de cachorro

tomhilton / Flickr

Golden Gate Bridge

Os californianos, mais propriamente os habitantes de São Francisco, nos EUA, se preparam para receber a marcha nazista convocada para este sábado com um “campo minado” de dejetos dos seus animais de estimação.

Segundo o The Guardian, quando um grupo de extrema-direita for a São Francisco neste sábado, será recebido por ativistas pacíficos com flores no cabelo. Além disso, serão recebidos por cocô. Muito, muito cocô de cachorro.

Centenas de habitantes de São Francisco preparam Crissy Field, uma pitoresca praia na sombra da Golden Gate Bridge, onde o grupo de extrema-direita Patriot Prayer – “Oração Patriota”, em português – irá se reunir, com um “generoso” (palavras do The Guardian) carpete de excrementos.

Tuffy Tuffington passeava com seus dois cães, Bob e Chuck, Patterdale terriers, quando começou a imaginar “extremistas de direita pisando em cocô”. Depois disso, não conseguiu imaginar nada melhor para recebê-los. “Estaríamos enfrentando-os e nem precisávamos encará-los”, disse.

Depois da ideia, veio a execução. O artista de 45 anos criou um evento no Facebook baseado na ideia que tinha tido e donos de cães de toda a São Francisco responderam em massa. Muitos deles demonstraram até intenção de armazenar os dejetos caninos durante alguns dias para depois “distribuí-los”.

Além disso, ninguém precisa se preocupar com o estado de Crissy Field depois de ser coberto com um manto de cocô: domingo será dia de “limpar a porcaria e trocar abraços”, como dita o convite de Facebook.

A marcha pôs as autoridades de São Francisco em alerta máximo, depois de políticos locais terem tentado, sem sucesso, que o Serviço Nacional de Parques impedisse o grupo de se manifestar em Crissy Field. Segundo fontes oficiais, o departamento da polícia já destacou todos os agentes disponíveis para os protestos.

Para muitos habitantes da cidade, a visita indesejada da “alt-right” é uma oportunidade de lutar contra a xenofobia, com a ajuda dos amigos de quatro patas e tomados pelo espírito flower power e transformismo que caracteriza a cidade de São Francisco.

“Com supremacistas brancos e neonazistas entre nós, vamos voltar a ligar a frequência do amor e responder ao ódio deles com flores no cabelo“, descreve Shannon Bolt, cientista comportamental e uma das organizadoras do evento. Mas, e se a polícia impedir os dois grupos de se aproximarem? “Então teremos de oferecer as flores contra o fascismo, simbolicamente”, disse Shannon.

Mas apenas uma reunião de cachorros com os seus donos não é só o esperado. Neste momento, estão convocados contraprotestos de palhaços, de amantes de esportes aquáticos e de automobilistas, além do “pequeno contraprotesto mais fofinho” de todos (leia-se, de crianças acompanhadas dos pais). Tudo com o objetivo de combater o ódio com humor, amor e criatividade.

Como resume Cleve Jones, ativista LGBT que neste sábado passará o dia no parque Golden Gate: “Muitas pessoas gostariam de esmurrar nazistas, outras acham que eles devem ser totalmente ignorados. Mas pelo meio há todo o tipo de ideias loucas e criativas”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …