Trudeau quer ver Papa Francisco pedir desculpas aos indígenas no Canadá

O Papa Francisco recebeu, esta segunda-feira (29), o primeiro-ministro do Canadá pela primeira vez, em um encontro onde foram abordados alguns dos assuntos tratados no encontro do G7, realizada em Taormina, na Itália, na semana passada.

O Papa Francisco e Justin Trudeau analisaram alguns dos resultados do encontro, onde estiveram reunidos os sete países mais industrializados do mundo, do qual o Canadá faz parte juntamente com a Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Em comunicado, a Santa Fé informou que o primeiro encontro entre o Sumo Pontífice e o premiê canadense, que durou 36 minutos, teve o Oriente Médio, o terrorismo e a liberdade religiosa na agenda. Os dois destacaram “as boas relações bilaterais entre a Santa Sé e o Canadá e a contribuição da Igreja Católica na vida social do país”.

No mesmo encontro, Trudeau aproveitou para fazer um apelo e pediu ao Papa Francisco para apresentar um pedido de desculpas pelo papel da Igreja Católica no sistema de ensino canadense, no qual muitas crianças indígenas foram abusadas durante décadas.

Os colégios internos foram fundados no século XIX e cerca de 150 mil crianças foram retiradas à força das suas famílias e lá colocadas sob o pretexto de que tinham que ser integradas na sociedade canadense. Muitas foram abusadas física e sexualmente.

“Disse a ele como é importante para o Canadá seguir em frente no processo de reconciliação com o povo indígena e destaquei como poderia ajudar se apresentasse um pedido de desculpas”, afirmou Trudeau aos jornalistas depois do encontro, citado pelo The Guardian.

O governante canadense disse ainda que convidou o Papa para fazer o pedido de desculpas no Canadá. No entanto, no comunicado emitido ontem pela Santa Fé, não há qualquer referência ao assunto.

Trudeau foi ao Vaticano acompanhado pela esposa, Sophie Trudeau, e depois do encontro com o Papa, se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

O governante de 45 anos chegou ao Vaticano depois de participar do encontro da Otan, em Bruxelas, do encontro do G7, em Taormina, e depois de uma visita ao município italiano de Amatrice, devastado pelos terramotos em agosto do ano passado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …