Trudeau quer ver Papa Francisco pedir desculpas aos indígenas no Canadá

O Papa Francisco recebeu, esta segunda-feira (29), o primeiro-ministro do Canadá pela primeira vez, em um encontro onde foram abordados alguns dos assuntos tratados no encontro do G7, realizada em Taormina, na Itália, na semana passada.

O Papa Francisco e Justin Trudeau analisaram alguns dos resultados do encontro, onde estiveram reunidos os sete países mais industrializados do mundo, do qual o Canadá faz parte juntamente com a Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Em comunicado, a Santa Fé informou que o primeiro encontro entre o Sumo Pontífice e o premiê canadense, que durou 36 minutos, teve o Oriente Médio, o terrorismo e a liberdade religiosa na agenda. Os dois destacaram “as boas relações bilaterais entre a Santa Sé e o Canadá e a contribuição da Igreja Católica na vida social do país”.

No mesmo encontro, Trudeau aproveitou para fazer um apelo e pediu ao Papa Francisco para apresentar um pedido de desculpas pelo papel da Igreja Católica no sistema de ensino canadense, no qual muitas crianças indígenas foram abusadas durante décadas.

Os colégios internos foram fundados no século XIX e cerca de 150 mil crianças foram retiradas à força das suas famílias e lá colocadas sob o pretexto de que tinham que ser integradas na sociedade canadense. Muitas foram abusadas física e sexualmente.

“Disse a ele como é importante para o Canadá seguir em frente no processo de reconciliação com o povo indígena e destaquei como poderia ajudar se apresentasse um pedido de desculpas”, afirmou Trudeau aos jornalistas depois do encontro, citado pelo The Guardian.

O governante canadense disse ainda que convidou o Papa para fazer o pedido de desculpas no Canadá. No entanto, no comunicado emitido ontem pela Santa Fé, não há qualquer referência ao assunto.

Trudeau foi ao Vaticano acompanhado pela esposa, Sophie Trudeau, e depois do encontro com o Papa, se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

O governante de 45 anos chegou ao Vaticano depois de participar do encontro da Otan, em Bruxelas, do encontro do G7, em Taormina, e depois de uma visita ao município italiano de Amatrice, devastado pelos terramotos em agosto do ano passado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …