Todos os mamíferos fazem cocô em 12 segundos

Ah, a ciência! Sempre descobrindo coisas que a maioria de nós nunca iria nem se perguntar. Por exemplo, você sabia que todos os mamíferos fazem cocô em apenas 12 segundos, mesmo que o reto de um elefante seja cerca de 10 vezes mais longo do que o de um gato?

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, chegaram a essa conclusão com todo o bom esforço científico. Eles começaram definindo as variáveis. A defecação começa, por exemplo, em t = 0, que eles dizem é “quando a ponta de fezes aparece” (peço desculpas por estar escrevendo isso).

Para evitar a confusão entre “estado estacionário”, que é o que os seres humanos fazem, e animais como coelhos que produzem pequenas pelotas, os pesquisadores restringiram seu estudo a fezes cilíndricas. Sinto muito, mas você não vai aprender nada sobre as fezes sedimentadas de um coelho neste artigo.

“Mas de que tamanho eram essas fezes?”, você quase não está se perguntando. O comprimento de uma peça fecal é igual ao comprimento do reto. Não fique pensando muito em como os cientistas conseguiram essa medição.

O fator “interessante” aqui é que não importa qual o tamanho das fezes no animal – o que importa é o muco. Você pensou que “cocô” seria o único fator nojento deste texto, né?

Mas há muco também

O muco é uma parte integrante do movimento do intestino. Ele tem uma certa espessura e viscosidade, coisas que os pesquisadores quantificaram e escalaram com o tamanho do animal.

Um rato tem uma camada minúscula (alguns podem até dizer adorável) de muco dentro de seu reto, enquanto um elefante… Você entendeu.

Essa camada ajuda a empurrar as fezes ao longo do tubo digestivo, o que requer uma pressão significativa do reto.

Você pode não perceber isso, mas o diâmetro do seu cocô coincide com o diâmetro do seu reto, o que implica que as fezes não são espremidas como pasta de dente de um tubo, mas deslizam para fora “semelhante a um trenó deslizando por uma rampa”.

A equação

Com base em suas medidas exaustivas de todos os aspectos possíveis da defecação, os pesquisadores chegaram a um modelo matemático que contém sete variáveis e um expoente fracionário.

A essência dessa equação é que o tempo que leva para um mamífero fazer cocô é igual ao comprimento desse cocô dividido pela sua velocidade. Animais maiores podem fazer cocôs maiores, mas eles também exercem uma força maior sobre as fezes e têm mais muco para ajudá-los a deslizá-las pelo reto.

A gravidade, caso você esteja se perguntando (e não sei por que estaria), foi descontada da equação porque a maioria dos mamíferos têm retos horizontais.

Os pesquisadores reconheceram que, no caso da diarreia, o trato gastrointestinal humano pode nem mesmo precisar exercer pressão e, em vez disso, poderia permitir que a gravidade tomasse seu curso.

A equação para a duração da diarreia envolve variáveis ligeiramente diferentes, uma vez que “ocorre tão rapidamente que o estado estacionário não é atingido”. Os pesquisadores estimam que uma pessoa de 70 kg faria cocô em cerca de 0,5 segundos.

Já em um evento de constipação, por outro lado, há a eliminação dos efeitos do muco, que os cientistas assumem ter sido absorvido no caso de intestino preso. Com muco zero e “fezes mais rígidas”, o tempo de viagem chega a 6 horas ao aplicar pressão retal máxima.

Apesar disso, os pesquisadores observam que as paredes intestinais podem se deformar para ajudar o cocô a deslizar, de forma que o tempo de trânsito real é provavelmente mais curto.

A importância do cocô

Por que estudar os detalhes íntimos da defecação? Excelente pergunta.

Este grupo de pesquisa em particular já ganhou um prêmio Ig Nobel em 2015 por um estudo que determinou que todos os mamíferos fazem xixi em cerca de 21 segundos, então talvez eles quisessem terminar a série.

No entanto, geralmente, a realidade é que a saúde gastrointestinal é uma parte crucial do nosso bem-estar: saber o que é normal é muito importante para saber o que é anormal.

É difícil admitir, mas urinar, defecar e soltar gases são todos sinais importantes de que seu corpo está funcionando corretamente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …