Agência europeia dá luz verde para vacinação de crianças contra covid-19

Criança a ser vacinada

EMA recomenda uso do imunizante da Pfizer em menores com mais de 12 anos. Decisão é baseada em estudo com mais de 2 mil adolescentes nos EUA, que demonstrou eficácia da vacina para faixa etária.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (28/05) que recomenda o uso da vacina contra coronavírus produzida pela Pfizer/BioNTech em crianças acima de 12 anos.

A recomendação acompanha decisões semelhantes anunciadas no mês passado por reguladores no Canadá e nos EUA, num momento em que países ricos se aproximam lentamente de suas metas de vacinação para adultos, visando agora imunizar o maior número de pessoas possível.

A Comissão Europeia ainda tem que dar seu aval para que a recomendação da EMA tenha um efeito prático na União Europeia, mas isso agora é considerado apenas uma formalidade.

Alemanha quer vacinar crianças

A decisão abre caminho para que a Alemanha inicie a imunização de menores contra o coronavírus já no próximo mês, quando a campanha de vacinação contra covid-19 no país deixa ser regulada por uma sequência de grupos prioritários.

O anúncio da EMA ocorre um dia após a chanceler federal alemã, Angela Merkel, ter afirmado que isso só dependia da aprovação da agência europeia. Ela destacou, entretanto, que as crianças, assim como os adultos, não serão obrigadas a tomar o inoculante e que não haverá uma campanha específica para a imunização de menores.

A recomendação da EMA para o uso do imunizante da Pfzer em crianças foi baseada em um estudo realizado com mais de 2 mil adolescentes nos EUA, que demonstrou que a vacina é segura e eficaz para a faixa etária.

Aval na UE em dezembro

A vacina da Pfizer e BioNTech foi a primeira a conseguir autorização na União Europeia, em dezembro, para aplicação em maiores de 16 anos.

Os pesquisadores da EMA afirmaram que continuarão a monitorar os efeitos de longo prazo em termos de eficácia e segurança nas crianças ainda pelos próximos dois anos.

A maioria das vacinas contra covid-19 no mundo foi autorizada para adultos, que correm maior risco de desenvolver quadros mais graves e morte por causa do coronavírus.

Mas vacinar menores pode ser fundamental para impedir surtos, já que algumas pesquisas mostraram que crianças podem desempenhar um papel na disseminação do vírus, embora a maioria delas normalmente não desenvolva quadro grave de covid-19.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …