Agência europeia aprova vacina Pfizer/BioNtech; Europa quer começar vacinação no dia 27

PAHO / WHO

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou “sob condições” nesta segunda-feira a vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech. Os países da União Europeia pretendem começar a imunização no dia 27 de dezembro.

“Eu estou feliz em anunciar que o comitê científico da EMA se reuniu hoje e foi favorável à autorização para a venda condicional na União Europeia da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech”, afirmou Emer Cooke, diretora geral da agência reguladora.

O anúncio da aprovação foi feito após uma reunião antecipada do Comitê de Medicamentos de Usos Humanos. O encontro estava previsto para 29 de dezembro, mas mudou de data após a pressão da Alemanha e de outros países europeus, que veem um aumento de casos de Covid-19 devido à chegada do inverno no Hemisfério Norte.

A Comissão Europeia deve agora aprovar esta decisão para dar início à campanha de vacinação em todo o bloco econômico, que conta quase 450 milhões de habitantes. A expectativa é de que as primeiras doses sejam aplicadas já no próximo domingo (27).

A vacina desenvolvida pela gigante americana Pfizer e a empresa alemã BioNTech demonstrou eficácia de 95% nos testes clínicos internacionais em que foram administradas duas doses com três semanas de intervalo.

O imunizante já está sendo administrado em outros países, como os Estados Unidos, Reino Unido e Israel, e centenas de milhares de pessoas já tomaram a vacina, com raros casos de reação alérgica.

Aprovação diante de nova linhagem do vírus

A aprovação é anunciada um dia após diversas nações europeias decidirem fechar suas fronteiras com o Reino Unido por conta da descoberta de uma nova linhagem de coronavírus que está circulando no país.

A variante do vírus poderia ser até 70% mais contagiosa, segundo afirmou o premiê britânico no último sábado.

A princípio, a vacina da Pfizer/BioNTech também funcionaria contra a Covid-19 desenvolvida a partir dessa nova mutação.

“Até o momento, não há qualquer prova sugerindo que a vacina não seja eficaz contra a nova linhagem”, garantiu a diretora da agência europeia Emer Cooke.

Demora para aprovação

Vários países reclamaram da lentidão do processo de decisão da agência europeia, incluindo Alemanha, Polônia e Hungria.

A agência europeia afirma ter feito uma “análise contínua” dos dados procedentes das análises dos laboratórios e testes clínicos à medida que eram enviados. Em um período normal, a agência só examina os dados após o envio de todas as informações.

A Pfizer/BioNTech apresentou no dia 1° de dezembro uma solicitação de autorização. Desde então, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá aprovaram o uso emergencial e iniciaram campanhas de vacinação.

Após antecipar a decisão para a primeira vacina contra a Covid-19, a agência também deverá tomar uma decisão antecipada em relação à vacina do laboratório Moderna, já aprovada nos Estados Unidos. O Comitê europeu deve se pronunciar sobre o imunizante na primeira semana de janeiro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …