Embaixador britânico nos EUA renuncia após vazamento de mensagens

Em carta de demissão, Kim Darroch diz que não havia condições de permanecer no cargo depois de documentos com críticas a Trump e ao governo americano terem sido divulgados. Caso levou presidente a romper com embaixador.

O embaixador britânico nos Estados Unidos, Kim Darroch, pediu demissão nesta quarta-feira (10/07) na esteira do escândalo do vazamento de mensagens confidenciais, nas quais ele critica o governo americano e o presidente Donald Trump.

“Desde o vazamento dos documentos oficiais da embaixada, houve uma grande quantidade de especulações em torno do meu cargo e sobre a duração do meu tempo restante como embaixador”, diz Darroch em sua carta de denúncia. “Quero pôr um fim nessas especulações.”

“A situação atual torna impossível que eu possa continuar com meu papel da maneira como gostaria”, afirma. “Apesar de meu posto não se encerrar até o final do ano, acredito que, nas circunstâncias atuais, o rumo mais responsável é permitir a indicação de outro embaixador.”

A polêmica surgiu após memorandos diplomáticos internos terem sido divulgados no último domingo pelo jornal Mail on Sunday. O veículo não revelou de que forma obteve as mensagens de Darroch, que cobrem o período de 2017 até os dias atuais.

Nelas, o embaixador qualifica o governo em Washington como “inepto” e “disfuncional” e diz que Trump tem “capacidade baixa de concentração”. Segundo ele, para se comunicar com o presidente é “necessário apresentar argumentos simples, inclusive rudes”.

“Não acreditamos realmente que esta administração vá ser muito mais normal. Menos disfuncional, menos imprevisível; menos dividida em facções, menos inepta”, afirmara Darroch.

A situação se agravou após Trump dizer que não trabalharia mais com Darroch, além de fazer uma série de críticas ao governo da primeira ministra britânica, Theresa May. “O embaixador maluco que o Reino Unido impôs aos EUA não é alguém com quem estejamos eufóricos, é um cara muito estúpido“, escreveu o líder americano no Twitter.

Trump ainda afirmou que tem sido “muito crítico sobre o modo como o Reino Unido e a primeira-ministra Theresa May lidaram com o Brexit”. “Que bagunça ela e seus representantes criaram”, escreveu o presidente. “Eu disse a ela como isso deveria ser feito, mas ela decidiu ir por outro caminho.”

“A boa notícia para o maravilhoso Reino Unido é que eles terão em breve um novo primeiro-ministro. Embora eu tenha gostado da magnífica visita de Estado no mês passado, foi com a rainha que fiquei muito impressionado!“, completou.

Após a demissão de Darroch, o Ministério do Exterior britânico agradeceu em nome de Theresa May os serviços do embaixador. “O senhor foi alvo de um vazamento malicioso, quando estava simplesmente desempenhando seu trabalho”, disse o vice-ministro da pasta, Simon McDonald.

Jeremy Hunt, ministro do Exterior e candidato à sucessão de May, qualificou os tweets de Trump como “desrespeitosos e equivocados”. Ele se diz “profundamente entristecido” pela demissão de Darroch.

Nesta terça-feira, durante um debate televisivo com Boris Johnson, seu adversário na disputa pela chefia de governo, Hunt havia dito que o embaixador permaneceria no cargo caso ele ganhasse a disputa.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …