Trump rompe com embaixador e critica May

Gage Skidmore / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

Presidente dos EUA anunciou que “não vai mais lidar” com representante britânico em Washington que qualificou seu governo como “inepto” em mensagens vazadas. Americano ainda disse que premiê criou “bagunça” no Brexit.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta segunda-feira uma série de críticas à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e anunciou que seu governo está rompendo com o embaixador britânico em Washington.

No Twitter, Trump escreveu “tem sido muito crítico sobre o modo como o Reino Unido e a primeira-ministra Theresa May lidaram com o Brexit”. “Que bagunça ela e seus representantes criaram”, escreveu o presidente. “Eu disse a ela como isso deveria ser feito, mas ela decidiu ir por outro caminho”.

“A boa notícia para o maravilhoso Reino Unido é que eles terão em breve um novo primeiro-ministro. Embora eu tenha gostado da magnífica visita de Estado no mês passado, foi com a rainha que fiquei muito impressionado!”, completou.

As críticas de Trump ocorrem na esteira da revelação por um jornal britânico de mensagens confidenciais do embaixador do Reino Unido nos EUA, Kim Darroch, que descreveu o atual governo americano como “inepto” e “disfuncional”. Os comentários vazados do embaixador já haviam enfurecido Trump no fim de semana. No domingo, ele disse que Darroch “não prestou um bom serviço ao Reino Unido”.

Nas mensagens publicadas nesta segunda-feira, Trump voltou a criticar o embaixador e anunciou que seu governo está rompendo com o representante diplomático. “Eu não conheço o embaixador, mas ele não é bem quisto ou bem visto nos EUA. Nós não vamos mais lidar com ele”, disse Trump.

Poucas horas antes nesta segunda-feira, Theresa May ainda afirmou que tem “total fé” em Kim Darroch, mas disse não compartilhar a opinião de que o governo Trump é “disfuncional” e “inepto”.

As mensagens de Darroch, que cobrem o período de 2017 até os dias atuais, foram reveladas pelo jornal Mail on Sunday, que não revelou como obteve o material. Nas mensagens, o embaixador chegou a dizer que, para se comunicar com Trump, é “necessário apresentar argumentos simples, inclusive rudes“.

“Não acreditamos realmente que esta administração vá ser muito mais normal. Menos disfuncional, menos imprevisível; menos dividida em facções, menos inepta”, escreveu Darroch.

Nesta segunda-feira, um porta-voz do governo britânico disse que a função do embaixador é fazer avaliações políticas “honestas” do país para onde está destinado, embora suas opiniões não sejam compartilhadas pelo governo do Reino Unido. “Este vazamento não é aceitável”, disse o porta-voz oficial, que informou sobre a abertura de uma investigação.

A primeira-ministra não está de acordo com a avaliação (do embaixador). A primeira-ministra tem uma boa relação com o presidente (Trump) e o governo trabalha estreitamente e construtivamente com a administração em uma variedade de questões”, acrescentou.

Por sua vez, o ministro de Comércio, Liam Fox, atualmente em visita a Washington, disse à emissora “BBC” que se desculpará por este incidente com a filha de Trump, Ivanka, quando se reunir com ela.

Fox lamentou que vazamentos deste tipo possam prejudicar a relação bilateral e ter um “efeito” nos interesses de segurança dos dois países.

Em outro documento, o representante britânico nos EUA indicou que Trump se sentiu “deslumbrado” pela pompa e ostentação exibidas por Londres durante sua recente visita de Estado ao Reino Unido, onde foi recebido pela rainha Elizabeth 2ª.

No entanto, Darroch também aconselhou autoridades britânicas a não desprezar o presidente americano, argumentando que havia um “caminho viável” para a reeleição de Trump em 2020. O diplomata afirmou ainda que o presidente poderia “emergir das chamas, danificado mas intacto, como Arnold Schwarzenegger nas cenas finais de Exterminador do Futuro”, em referência ao filme de ficção científica de 1984.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …

Orçamento recorde não salva Jogos Olímpicos de Tóquio do desânimo causado pela Covid-19

Os jornais franceses desta detalharam o desafio dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começaram oficialmente nesta sexta-feira (23) sob a ameaça da Covid-19 e uma impopularidade recorde no Japão. Para a imprensa …

Comunidade LGBTQ da Hungria teme repressão e perseguições

Nos últimos meses, Boldizsár Nagy teve que lidar com situações que nunca imaginara. Por muito tempo, ele foi um jornalista e editor de livros infantis desconhecido, "ninguém especial", em suas próprias palavras. Quando, em 2020, ele …

68 anos! Conheça a história do homem com a maior crise de soluço do mundo

Você provavelmente já teve soluços ao longo da vida, certo? Alguns minutos de soluço são suficientes para deixar qualquer um emburrado. Mas já pensou soluçar por nada menos que 68 anos seguidos? Pois foi isso …

Mesmo após crise gerada por pandemia, Brasil terá 10 milhões de desempregados, dizem economistas

Com a aceleração da vacinação na maior parte do país, os brasileiros já começam a vislumbrar uma luz no fim do túnel da pandemia do coronavírus. Diante da perspectiva de gradual volta à normalidade, espera-se …

Pentágono confirma que 7 colombianos presos no Haiti passaram por treinamento militar nos EUA

Pentágono revelou que sete dos ex-militares colombianos acusados de assassinar o presidente haitiano Jovenel Moïse receberam treinamento nos EUA enquanto estavam no serviço militar colombiano. Além disso, os militares participaram de um programa de elite do …