Empresa que ajudou FBI a desbloquear iPhone é hackeada e tem ferramentas vazadas

A Cellebrite, empresa israelense responsável por ajudar o FBI no desbloqueio do iPhone 5C do atirador de San Bernardino, foi supostamente hackeada e teve suas ferramentas usadas para burlar criptografias de smartphones vazadas.

Segundo informou o Motherboard nesta sexta-feira (03), mais de 900 GB de dados foram roubados de um servidor remoto da empresa.

Entre as informações vazadas, estão evidências do trabalho da Cellebrite junto ao FBI e a países como Rússia, Turquia e os Emirados Árabes, além de ferramentas que podem ser utilizadas para desbloquear alguns dispositivos Android, Blackberry e iPhones.

“É importante demonstrar que quando você criar essas ferramentas, eles vão vazar. A história deve deixar isso claro”, afirmaram hackers ao site.

Especializada na extração de dados de smartphones para agências governamentais, a Cellebrite tem como seu principal produto o Universal Forensic Extraction Device (UFED), uma espécie de laptop capaz de extrair SMS, e-mails e dados de milhares de modelos diferentes de celulares.

De acordo com os hackers responsáveis pelo roubo dos dados, as ferramentas utilizadas pela Cellebrite para burlar a criptografia do iPhones são bastante similares às usadas pela comunidade de Jail Break do iPhone, tradicionalmente responsável por liberar códigos de novos iPhones para instalação de softwares proibidos pela Apple.

A história é bastante irônica para o FBI, já que a recusa da Apple de ajudar a agência a desbloquear o iPhone de Syed Rizwan Farook se deu justamente por esse motivo: a preocupação de que ferramentas criadas para burlar o iPhone poderiam ser vazadas.

Na ocasião, o FBI discordou da Apple e buscou outra solução – que agora tem potencial para causar um problema ainda maior.

Por ora, ninguém sabe ao certo qual será a implicação do vazamento, que supostamente não afeta os modelos mais novos do iPhone. Ao Motherboard, a Cellebrite afirmou que os arquivos roubados continham apenas “informações de contato básicas” de clientes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …