Empresa que ajudou FBI a desbloquear iPhone é hackeada e tem ferramentas vazadas

A Cellebrite, empresa israelense responsável por ajudar o FBI no desbloqueio do iPhone 5C do atirador de San Bernardino, foi supostamente hackeada e teve suas ferramentas usadas para burlar criptografias de smartphones vazadas.

Segundo informou o Motherboard nesta sexta-feira (03), mais de 900 GB de dados foram roubados de um servidor remoto da empresa.

Entre as informações vazadas, estão evidências do trabalho da Cellebrite junto ao FBI e a países como Rússia, Turquia e os Emirados Árabes, além de ferramentas que podem ser utilizadas para desbloquear alguns dispositivos Android, Blackberry e iPhones.

“É importante demonstrar que quando você criar essas ferramentas, eles vão vazar. A história deve deixar isso claro”, afirmaram hackers ao site.

Especializada na extração de dados de smartphones para agências governamentais, a Cellebrite tem como seu principal produto o Universal Forensic Extraction Device (UFED), uma espécie de laptop capaz de extrair SMS, e-mails e dados de milhares de modelos diferentes de celulares.

De acordo com os hackers responsáveis pelo roubo dos dados, as ferramentas utilizadas pela Cellebrite para burlar a criptografia do iPhones são bastante similares às usadas pela comunidade de Jail Break do iPhone, tradicionalmente responsável por liberar códigos de novos iPhones para instalação de softwares proibidos pela Apple.

A história é bastante irônica para o FBI, já que a recusa da Apple de ajudar a agência a desbloquear o iPhone de Syed Rizwan Farook se deu justamente por esse motivo: a preocupação de que ferramentas criadas para burlar o iPhone poderiam ser vazadas.

Na ocasião, o FBI discordou da Apple e buscou outra solução – que agora tem potencial para causar um problema ainda maior.

Por ora, ninguém sabe ao certo qual será a implicação do vazamento, que supostamente não afeta os modelos mais novos do iPhone. Ao Motherboard, a Cellebrite afirmou que os arquivos roubados continham apenas “informações de contato básicas” de clientes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …