Pesquisadores criam laboratório portátil que usa iPhone para detectar câncer

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (Washington State University – WSU), nos EUA, desenvolveu um laboratório portátil que permite realizar testes de detecção de câncer.

O que o torna interessante, é que ele usa como componente central um smartphone, e não o modelo mais avançado no mercado, mas um iPhone 5. Igualmente impressionante é que a análise chega a 99% de precisão, fornecendo resultados quase que imediatos.

A equipe de pesquisa foi liderada pelo professor assistente Lei Li, que explica que o laboratório móvel usa um espectrômetro para analisar até oito amostras de uma só vez, e mede o espectro de luz para determinar a quantidade e tipo de substâncias químicas presentes em uma amostra.

O laboratório é capaz de detetar Interleucina-6 (IL-6) nas pessoas, conhecido como causador dos cânceres de pulmão, próstata, fígado, mama e epiteliais.

A novidade pode ter um grande impacto na detecção e pesquisas sobre o câncer ao redor do mundo. Além de poder ser útil em hospitais e clínicas dos Estados Unidos, sua portabilidade permite que seja usado em qualquer lugar do mundo, onde é muito difícil fazer testes de deteção de câncer.

(dr) Washington State University

O laboratório portátil de deteção de câncer baseado num iPhone 5

O laboratório portátil de deteção de câncer baseado num iPhone 5

“Com um espectrômetro de oito canais, podemos colocar oito amostras diferentes para fazer o mesmo teste, ou uma amostra para até oito testes distintos. Isso aumenta a eficiência do aparelho”, afirmou o professor Li, que acabou de assinar uma patente provisória pelo trabalho.

“O espectrômetro vai ser muito útil em clínicas e hospitais que não têm grandes laboratórios dedicados para isso, ou para médicos que trabalham em áreas remotas. Eles não precisarão levar um laboratório inteiro com eles; vão apenas precisar desse aparelho eficiente”, acrescentou Li, citado pelo jornal da Washington State University.

A pesquisa da equipa do professor Li foi descrita num artigo que vai ser publicado na edição de janeiro de 2017 da revista Biosensors and Bioelectronics.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …