Empresa brasileira cria embalagem sustentável que não agride o meio ambiente e é comestível

OKA

Imagina se as embalagens dos produtos que nós compramos fossem benéficas para o meio ambiente e para nós também, a ponto de poderem ser comestíveis?

Parece impossível, mas elas existem, sendo que algumas empresas no Brasil já investem nesse tipo de material. Uma delas é a Oka Bioembalagens.

A empresa de Botucatu, interior de São Paulo, produz essas embalagens, que podem ser ingeridas ou compostadas graças à sua composição: fécula de mandioca e água. A combinação desses ingredientes com algumas fibras resulta em embalagens sustentáveis que suportam temperaturas de até 200ºC e também são isolantes térmicas.

Basicamente, são embalagens naturais, sem aditivos químicos e biodegradáveis. Se forem para a terra, serão transformadas em composto; na água, alimentarão os peixes. E também podem ser usadas como ração animal.

Os produtos da Oka podem ser considerados uma revolução porque se preocupam com uma questão que não recebe a devida atenção; o lixo.

Além de questionarmos a procedência daquilo que compramos – alimentos, cosméticos, roupas e produtos – é importante nos preocuparmos com o destino do que consumimos, afinal, tudo está ligado em um ciclo.

As bioembalagens também são uma alternativa para o nosso país, em um cenário de falta de incentivo da reciclagem e da logística reversa por parte das empresas.  É uma maneira de incentivar uma produção e consumo lixo zero.

embalagem para ovos, bandejas, velas, copos, potes e estojos. A média de tempo que uma embalagem plástica leva para se decompor no meio ambiente varia entre 100 a 400 anos, enquanto as bioembalagens fazem o mesmo processo entre 100 e 400 horas.

A Oka está aos poucos entrando no mercado alimentício, sendo que já fez parceria com empresas como a Fazenda da Toca, que distribui produtos orgânicos, e restaurantes como o Le Manjue em São Paulo, contribuindo para um consumo sustentável.

A empresa já ganhou diversos prêmios, entre eles o Ecodesign Fiesp, em 2002 e 2004 e o Idhea Brasil 2010 – Bioembalagens. Incrível, não?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: EUA autorizam 3ª dose da vacina da Pfizer para idosos e grupos de risco

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para maiores de 65 anos, pessoas com alto risco de contrair uma forma grave da …

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …