Livre arbítrio hackeado: IA pode ser treinada para manipular comportamento humano, diz estudo

Pesquisadores de inteligência artificial (IA) na Austrália demonstraram como é possível treinar um sistema para manipular o comportamento e a tomada de decisões humanos, revelando a espada de dois gumes que é a alta tecnologia moderna.

A inteligência artificial adentra na maioria das sociedades humanas contemporâneas e influencia muitas das maneiras como comunicamos, comerciamos, trabalhamos e vivemos.

AI também fornece auxílio em áreas que vão desde esferas cruciais, como o desenvolvimento de vacinas, até a esfera mais comum de administração de escritórios, além de influenciar de várias maneiras como os seres humanos interagem nas mídias sociais.

Novo estudo conduzido por pesquisadores da rede Data61, da Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth (CSIRO, na sigla em inglês), desenvolveram e testaram um método para encontrar e utilizar as vulnerabilidades na tomada de decisões humana utilizando um sistema de AI chamado de rede neural recorrente.

Em três experimentos em que o humano foi colocado contra a máquina, cientistas mostram como IA pode ser treinada para identificar vulnerabilidades nos hábitos e comportamentos humanos e usá-las como armas para influenciar a tomada de decisões humana.

No primeiro experimento, os seres humanos clicavam em botões vermelhos ou azuis para ganhar dinheiro no jogo. Inteligência artificial estudou seus padrões de escolha e começou a guiá-los para tomarem decisões especificas, com uma taxa de sucesso de aproximadamente 70%, mas isso foi apenas o início.

No teste seguinte, os participantes foram solicitados a carregar em um botão quando viam um símbolo específico (uma figura colorida), mas a não o apertar quando eram mostrados outros símbolos.

O “objetivo” da IA era combinar a sequência de símbolos exibidos ao participante de forma a fazê-lo cometer erros, ao final os erros humanos aumentaram em 25%.

No terceiro teste, o jogador humano pretenderia ser um investidor dando dinheiro a um consignatário, representado pela IA, que devolveria uma quantidade de dinheiro ao participante.

O humano então decidiria quanto investir em cada rodada sucessiva do jogo com base na receita gerada por cada “investimento”. Neste experimento em particular, à IA foi atribuída uma de duas tarefas: maximizar a quantidade de dinheiro que fazia ou maximizar a quantidade de dinheiro que tanto o jogador humano como a máquina acabariam por arrecadar.

A IA levou vantagem em todos os cenários, mostrando que a inteligência artificial poderia de fato ser treinada para influenciar o comportamento humano e a tomada de decisões, embora em circunstâncias limitadas e bastante abstratas.

Esta pesquisa, embora por agora limitada em sua extensão, fornece uma percepção aterrorizante de como IA pode influenciar o “livre arbítrio” humano em um contexto primitivo, mas abre possibilidade de uso ou abuso em uma escala muito maior, que muitos suspeitam já ser o caso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …