Empresa que prometeu revolucionar análises clínicas vai fechar as portas

Fortune Most Powerful Women / Flickr

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos

Em 2014 nascia uma empresa que prometia analisar cerca de 30 doenças com apenas uma gota de sangue. Passados quatro anos e após um dos maiores escândalos empresariais da história, nada resta da empresa que chegou a valer 9 bilhões de dólares.

Chegou ao fim uma das histórias mais sombrias no mundo das startups. A empresa de análises clínicas Theranos vai fechar as portas, segundo e-mail enviado aos acionistas, a que o Wall Street Journal teve acesso.

Na carta, lê-se que a empresa pretende entregar seus ativos, para além da propriedade intelectual, a terceiros para confiança dos credores. Na carta ainda se lê que a empresa tem cerca de 5 milhões restantes em dinheiro. “Como o dinheiro da empresa não é suficiente para pagar a todos os credores por inteiro, não haverá distribuição de rendimentos aos acionistas”.

Há cinco meses, a empresa reduziu os 125 trabalhadores a cerca de 20 pessoas que só receberão os ordenados contabilizados até 31 de agosto.

A fundadora, Elizabeth Holmes, uma das mulheres mais jovens a entrar na lista das 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos em 2014, foi considerada a nova Steve Jobs. Afinal, era uma “fraude”.

Aos 19 anos, Elizabeth Holmes desistiu do curso de engenharia química e começou a criar o próprio negócio que, onze anos mais tarde, faria crescer sua fortuna pessoal avaliada em 4 bilhões de dólares.

Uma das razões para o crescimento rápido da Theranos eram os discursos da própria fundadora, que conseguia ludibriar vários investidores, fazendo-os acreditar que a tecnologia desenvolvida pela empresa era revolucionária.

Depois de uma investigação em 2016 do Wall Street Journal ter revelado que os testes realizados na empresa eram mais inconsistentes que os tradicionais, a empresa foi classificada como “imprecisa” e o negócio começou a dar prejuízo.

Um dos credores, a Fortress Investment Group, teria emprestado cerca de 65 milhões de dólares à empresa no ano passado, sendo a maior cliente da Theranos, dona da rede de farmácias Walgreens, tendo processado a companhia de Elizabeth Holmes.

Em março deste ano, a própria fundadora foi acusada pela Securities and Exchange Comission de fraudar investidores, em um total de 700 milhões de dólares, através de falsas alegações sobre a eficácia dos serviços prestados pela Theranos. No total, estima-se que os investidores da Theranos tenham perdido um total de 1 bilhão de dólares.

Ciberia // CanalTech / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …