Overstock é a primeira empresa norte-americana a pagar impostos com bitcoins

A Overstock é a primeira empresa norte-americana com presença nacional a anunciar que pagará os impostos no estado do Ohio com bitcoins, opção disponível desde novembro do ano passado.

A Fortune informou, na semana passada, que a decisão da Overstock surgiu depois de o estado do Ohio ter divulgado, em novembro de 2018, que seria possível às empresas saldar as contribuições estatais com bitcoins, através do portal OhioCrypto.com.

Segundo o tesoureiro de Ohio, Josh Mandel, muitos contribuintes usam cartões de crédito para pagar impostos, o que os obriga a pagar também uma taxa de serviço de 2,5%, enquanto os pagamentos com bitcoins terão uma taxa de apenas 1%. Para as primeiras empresas a optarem por esse método de pagamento, como é o caso da Overstock, a taxa será igual a zero.

Através desse novo método, podem ser pagos 23 tipos de impostos comerciais, incluindo os relativos ao tabaco e ao combustível. Por enquanto, a Overstock optou por pagar com essa modalidade apenas o Imposto sobre Atividades Comerciais (Commercial Activity Tax, em inglês), aplicado a empresas com uma faturação superior a 150 mil dólares.

“Há muito tempo acreditamos que a adoção governamental cuidadosa de tecnologias emergentes, como as criptomoedas (quando acompanhada de legislação não restritiva sobre essas tecnologias) é a melhor maneira de garantir que os EUA não percam seu lugar na vanguarda da economia global, que está em constante avanço”, indicou o administrador executivo da Overstock, Patrick M. Byrne, em comunicado.

A empresa, que já oferecia aos clientes a possibilidade de pagar em bitcoins, implementou, em 2017, a opção de pagamento com dezenas de outras criptomoedas.

Os pagamentos de impostos através de bitcoins serão processados pela startup BitPay, localizada em Atlanta, que é responsável pela conversão para dólares e, posteriormente, fará com que os pagamentos cheguem aos cofre de Ohio.

De acordo com Josh Mandel, apesar de um revendedor local de automóveis ter sido a primeira empresa a pagar os impostos com a moeda digital, a Overstock é a primeira com presença nacional a anunciar que seguirá esse método.

O tesoureiro indicou que, com o programa de cobrança de impostos, pretende-se promover a participação das empresas e posicionar o estado como um “líder na adoção da tecnologia blockchain“.

No futuro, espera que o mesmo seja expandido para outros tipos de impostos e para contribuintes individuais e que possa incluir outras criptomoedas.

Embora o número de empresas que pagam impostos com bitcoins no estado de Ohio seja, até hoje, modesto, Josh Mandel acredita que o programa crescerá nos próximos anos, expandindo-se para outros estados.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …

Detectados misteriosos sinais de rádio de galáxia a 1,5 bilhão de anos-luz

Uma equipe de cientistas do Canadá detectou sinais de rádio provenientes de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As rajadas rápidas de rádio, impulsos de energia com duração de apenas alguns …

Companhia aérea portuguesa é a primeira a voar sem qualquer plástico a bordo

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira do mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no dia 26 de dezembro. De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em …