Empresário constrói centro para atender 600 idosos de graça

Um empresário de Sarandi, no Rio Grande do Sul (RS) construiu um Centro de Convivência para Idosos, com recursos próprios, para atender de graça 600 pessoas acima de 60 anos.

Maurício Gehlen inaugurou o centro no último dia 14 de abril em Paranavaí. O local terá atividades recreativas, educativas, oficinas e cursos de computação, culinária, artesanato, dança, mais sala de jogos, vôlei, ginástica, alongamento, pilates, musculação e hidroginástica.

Para as caminhadas, foi construída uma pista no entorno de um jardim japonês, com flores, árvores e folhagem tradicionais terá um lago com carpas.

Investimento

Para a obra física e a aquisição de equipamentos e mobiliário, o empresário investiu cerca de R$ 5 milhões. “O importante não é o que você investe, mas o retorno social deste investimento. Os nossos idosos querem ser valorizados, se sentirem úteis e se socializar”, disse o empresário ao Diário RS.

A inspiração veio de uma infância de dificuldades em 1968. “Eu nasci em Sarandi, mas ainda muito pequeno mudamos para uma cidade vizinha, chamada Chapada. Papai trabalhava como frentista num posto de gasolina. E chegamos praticamente a passar fome naquela época, quando eu tinha uns sete para oito anos”, conta o industrial.

“Só tinha um quarto. Dormíamos todos – meus pais, minha irmã e eu – no mesmo quarto. Entre os 11 e 14 anos, depois da escola ajudava papai, era engraxate à tarde e à noite ajudava no restaurante novamente. Depois, arrumei uma caixa de isopor e fui vender sorvetes”, conta.

Empresário

Formado em Química, logo passou a atuar em indústrias de processamento de mandioca. Em 1989 chegou a Paranavaí, sendo consultor de uma indústria, depois criou a própria empresa e finalmente achou um parceiro que aceitou investir numa fórmula de amido modificado de mandioca para pão de queijo.

O amido permitia a produção de pão de queijo sem necessidade de escaldar a massa. O produto não existia no mercado. Hoje, a empresa Podium Alimentos é a líder nacional do setor, dominando 25% dele.

Em 2013, fez uma viagem ao Japão, quando conheceu entidades de atenção ao idoso.

Ficou apaixonado pela ideia e criou o Instituto Maurício Gehlen (IMG), um centro para idosos. “É até uma forma de homenagear meus pais, que morreram em 2004, num acidente de carro. É uma forma de expressar minha gratidão a eles. Como os perdi e não posso dar atenção a eles, que partiram cedo, farei isto com outros idosos”, diz.

Centro de Convivência

Pra funcionar, o Centro de Convivência, assim como uma empresa, terá metas. “Mas é uma meta intangível. É dar qualidade e prolongar a vida dos assistidos”, diz ele, acrescentando que o CCI terá uma gestão empresarial.

Ele dá dois exemplos: para circular no centro todos deverão usar crachás, como nas empresas e 42 câmeras vão monitorar o centro. “Se uma família nos ligar ou vier pessoalmente e precisar falar com um idoso que está aqui, rapidamente vamos encontrá-lo. Temos que dar respostas rápidas às demandas como numa empresa”, diz ele.

Para Maurício, o CCI é “um sonho realizado. É uma sensação de poder manifestar gratidão pelo que a vida me deu. Me dá prazer dizer que é mais uma missão cumprida”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

NASA pode ter destruído as primeiras provas de vida em Marte

A NASA pode ter destruído provas da existência de vida em Marte nos anos 1970. O carbono esteve no solo marciano o tempo todo, mas, infelizmente, os Vikings podem ter incendiado tudo. Em 1976, a NASA …

Evo Morales inaugura linha mais veloz do teleférico de La Paz

O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou neste sábado a linha mais veloz do sistema de teleféricos da capital do país, o mais longo e extenso do mundo, uma das obras entregues por ocasião dos …

Fungo mortal está se tornando um problema de saúde mundial

Um patógeno que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para tratá-lo está se movendo rapidamente pelo mundo: infecções foram relatadas em 27 países, com diversas mortes. O mais estranho de tudo? Não é uma bactéria …

França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

A França venceu a Croácia por 4 x 2 e é campeã da Copa do Mundo da Rússia. O time francês foi aplicado taticamente, apostou na solidez de sua defesa e na eficiência de seus …

"Trump me sugeriu processar a União Europeia", diz primeira-ministra britânica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo, 15, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para "processar a União Europeia" em meio às tratativas de negociações do Brexit - …

Descoberta "oficina de múmias" próximo a pirâmides de Gizé

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma "oficina de mumificação" perto da necrópole de Saqqara, no Egito. Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação …

Os romanos podem ter sido os primeiros caçadores de baleias

Ossadas de baleias cinzentas e baleias-francas do Atlântico Norte foram encontradas no Estreito de Gibraltar. Esses ossos sugerem que, nos primeiros séculos depois de Cristo, as baleias não só circulavam por mares europeus como também …

Cabine de avião da Ryanair despressuriza e 33 passageiros vão parar no hospital

Trinta e três passageiros de um avião da companhia low-cost Ryanair tiveram que ser hospitalizados depois que a cabine do aparelhou sofreu uma despressurização. O piloto precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Frankfurt, na …

Marun nega participação em supostas fraudes no Ministério do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou hoje (14) em nota que tenha participado de supostas fraudes no Ministério do Trabalho para beneficiar sindicatos em Mato Grosso do Sul, seu reduto eleitoral. A informação …

Mosaico que retrata "espiões bíblicos" de Moisés é descoberto em Israel

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de 1.600 anos atrás, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está “revolucionando” tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo da época, apresentando “novas pistas” …