Empresas britânicas pagam espiões para obter dados contra ativistas

Grandes empresas do Reino Unido como a companhia aérea British Airways (BA) e o banco Royal Bank of Scotland (RBS) pagaram espiões corporativos para que obtivessem dados confidenciais de grupos de ativistas contra os quais mantinham algum tipo de litígio.

Em artigo exclusivo, o jornal britânico The Guardian detalha os trabalhos de espionagem feitos por encomenda de cinco grandes empresas deste país, entre as quais também aparece a montadora Porsche, a manufatureira Caterpillar e a energética RWE npower.

Todas elas supostamente contrataram espiões para solicitar informação secreta de grupos políticos ou ativistas contrários aos seus interesses.

A contratação por parte de empresas de serviços de companhias de segurança corporativa para espionar ativistas políticos é uma prática bastante comum, segundo centenas de documentos vazados aos quais o jornal teve acesso.

A polícia britânica já manifestou anteriormente sua “enorme preocupação” perante o fato de que as tarefas desempenhadas por essas empresas secretas de espionagem estejam apenas reguladas e não se ajustem a nenhum tipo de controle.

As revelações do The Guardian se apoiam nos documentos confidenciais extraídos de duas firmas corporativas de serviços de inteligência.

Uma dessas empresas, a C2i International, empregou dois espiões para obter avisos antecipados sobre futuras manifestações que estavam sendo organizadas em protesto contra empresas com o fim de ceder os dados obtidos às companhias afetadas.

Essas pessoas infiltradas fingiram ser ativistas ligados às causas promovidas pelos grupos nos quais se introduziam e inclusive chegaram a ajudar a organizar manifestações, das quais também participavam.

Ambos solicitaram documentos internos secretos, entre os quais figuram e-mails ou atas de reuniões.

A Caterpillar, uma das maiores empresas manufatureiras do mundo, contratou os serviços da C2i para obter informação confidencial sobre a família de uma ativista que morreu durante uma manifestação, que estava adotando medidas legais contra a empresa.

Rachel Corrie, de 23 anos, foi esmagada em 2003 por um rolo compressor militar israelense quando participava em uma manifestação contra a demolição de lares palestinos.

Segundo o Guardian, a família da ativista entrou com uma ação contra a Caterpillar, alegando que a empresa era cúmplice de crimes de guerra ao exportar rolos compressores aos israelenses, sabendo que estes podiam ser empregados para demolir lares palestinos.

Em 2007, juízes de um tribunal americano rejeitaram o caso, por concluir que não contavam com jurisdição para decidir sobre ele.

Nove dias depois, a mãe da jovem falecida falou em uma conferência telefônica com 70 ativistas de uma campanha em apoio à ação apresentada pela sua família, e a C2i obteve as notas referentes a essa conversa por meio de espiões infiltrados.

A mãe da ativista, Cindy Corrie, disse ao The Guardian que considerou “realmente de muito mau gosto” o trabalho dos espiões corporativos, quando ela pensava que falava para um grupo de simpatizantes.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …