Empresas britânicas pagam espiões para obter dados contra ativistas

Grandes empresas do Reino Unido como a companhia aérea British Airways (BA) e o banco Royal Bank of Scotland (RBS) pagaram espiões corporativos para que obtivessem dados confidenciais de grupos de ativistas contra os quais mantinham algum tipo de litígio.

Em artigo exclusivo, o jornal britânico The Guardian detalha os trabalhos de espionagem feitos por encomenda de cinco grandes empresas deste país, entre as quais também aparece a montadora Porsche, a manufatureira Caterpillar e a energética RWE npower.

Todas elas supostamente contrataram espiões para solicitar informação secreta de grupos políticos ou ativistas contrários aos seus interesses.

A contratação por parte de empresas de serviços de companhias de segurança corporativa para espionar ativistas políticos é uma prática bastante comum, segundo centenas de documentos vazados aos quais o jornal teve acesso.

A polícia britânica já manifestou anteriormente sua “enorme preocupação” perante o fato de que as tarefas desempenhadas por essas empresas secretas de espionagem estejam apenas reguladas e não se ajustem a nenhum tipo de controle.

As revelações do The Guardian se apoiam nos documentos confidenciais extraídos de duas firmas corporativas de serviços de inteligência.

Uma dessas empresas, a C2i International, empregou dois espiões para obter avisos antecipados sobre futuras manifestações que estavam sendo organizadas em protesto contra empresas com o fim de ceder os dados obtidos às companhias afetadas.

Essas pessoas infiltradas fingiram ser ativistas ligados às causas promovidas pelos grupos nos quais se introduziam e inclusive chegaram a ajudar a organizar manifestações, das quais também participavam.

Ambos solicitaram documentos internos secretos, entre os quais figuram e-mails ou atas de reuniões.

A Caterpillar, uma das maiores empresas manufatureiras do mundo, contratou os serviços da C2i para obter informação confidencial sobre a família de uma ativista que morreu durante uma manifestação, que estava adotando medidas legais contra a empresa.

Rachel Corrie, de 23 anos, foi esmagada em 2003 por um rolo compressor militar israelense quando participava em uma manifestação contra a demolição de lares palestinos.

Segundo o Guardian, a família da ativista entrou com uma ação contra a Caterpillar, alegando que a empresa era cúmplice de crimes de guerra ao exportar rolos compressores aos israelenses, sabendo que estes podiam ser empregados para demolir lares palestinos.

Em 2007, juízes de um tribunal americano rejeitaram o caso, por concluir que não contavam com jurisdição para decidir sobre ele.

Nove dias depois, a mãe da jovem falecida falou em uma conferência telefônica com 70 ativistas de uma campanha em apoio à ação apresentada pela sua família, e a C2i obteve as notas referentes a essa conversa por meio de espiões infiltrados.

A mãe da ativista, Cindy Corrie, disse ao The Guardian que considerou “realmente de muito mau gosto” o trabalho dos espiões corporativos, quando ela pensava que falava para um grupo de simpatizantes.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …