Epidemia de gripe já matou mais de mil pessoas na França

Uma forte epidemia de gripe atingiu seu pico na França com cerca de 1.100 mortos desde que começou, segundo dados da ministra francesa da Saúde, Agnès Buzyn.

Em pleno inverno, o governo alertou para uma “eficácia medíocre” da vacina contra o vírus e pediu que a população respeite as regras de higiene para evitar o contágio.

“Sabemos que, todos os anos, a gripe mata em geral mais de 10.000 pessoas. Esse é o motivo pelo qual insisto na vacinação das pessoas idosas e das equipes que os acompanham”, disse Agnès Buzyn. “Atualmente a França inteira está numa zona de epidemia e veremos no fim do mês os números terríveis da taxa de mortalidade.”

O problema é que, nesse ano, há dois vírus da gripe em circulação na França, o que obriga o governo a fornecer uma vacina que proteja em ambas as situações. “Contra o vírus clássico, de tipo A, existe 50% de proteção, e contra o outro, a proteção é medíocre, de apenas 20%, o que pode explicar as mortes”, disse a ministra.

A vacina é moderadamente eficaz nesse ano, é por isso que os gestos de proteção são importantes: lavar as mãos, tossir cobrindo a boca, evitar espirrar saliva nos outros”, defendeu Buzyn.

“O problema é que cada vacina é uma aposta, somos obrigados a fazer uma previsão dos tipos de vírus que vão circular, seis meses antes que eles apareçam no mundo. Então, quando finalmente vencemos a aposta, já é tarde.”

Entre as vítimas fatais da gripe neste ano na França estão seis pessoas, quatro residentes e dois funcionários, de uma casa de repouso do departamento de Loiret.

Os dois acompanhantes que faleceram não estavam vacinados”, explicou a ministra da Saúde. “Os idosos estavam protegidos, mas sabemos que, entre eles, a vacina é pouco eficaz, já que o sistema imunitário funciona mal em resposta à vacinação.”

Agnès Buzyn lembrou, por fim, que havia, no passado, uma obrigação de vacinação para as equipes médicas e de enfermaria, mas que foi abolida. Ela disse que está fazendo um “esforço excepcional” para que uma campanha pró-vacina seja feita no país.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …