Remédio promete matar vírus da gripe em 24 horas

Uma empresa farmacêutica garante ter criado um remédio que pode acabar com o vírus da gripe em 24 horas e pode, também, reduzir o poder de contágio da doença.

O fármaco já foi testado com sucesso em 1.436 pacientes e encontra-se, neste momento, nas fases finais de testes. A Shionogi, a empresa farmacêutica japonesa responsável pelo fármaco, garante ainda que uma dose é o necessário para acabar com a gripe em apenas um dia.

Segundo o Wall Street Journal, a Shionogi estuda e desenvolve o fármaco já há dez anos. Isao Teshirogi, presidente executivo, afirma que o remédio em questão “bloqueia o vírus da gripe com uma única dose“.

O fármaco Baloxavir Marboxil inibe uma enzima de restrição, essencial para que os vírus sintetizem proteínas a partir do próprio material genético. Com este bloqueio, o fármaco evita que o vírus se espalhe e, além disso, limita a sua capacidade de induzir os sintomas de gripe nas nossas células.

Durante um ensaio clínico, realizado no ano passado, o composto demorou pouco mais de 24 horas para erradicar o vírus da gripe em adultos sem qualquer outro tipo de doenças. Em contraste, os pacientes que tomaram um dos fármacos mais comuns (Tamiflu, por exemplo), demoraram 72 horas a erradicá-lo.

A empresa farmacêutica afirma ainda que o Baloxavir Marboxil proporciona um alívio mais rápido dos sintomas da gripe o que pode tornar o vírus menos contagioso.

Além disso, os testes mostraram que o comprimido pode causar menos efeitos secundários do que outros existentes no mercado para o mesmo efeito. Apesar disso, há um porém: o estudo exclui pacientes com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, pelo que não se sabe o efeito do fármaco em casos mais severos.

A empresa espera agora que o medicamento seja aprovado formalmente pela entidade reguladora do uso de medicamentos do Japão já no próximo mês, o que significa que o remédio pode estar à venda em maio. A disponibilidade do fármaco em outros países depende das entidades reguladoras de cada nação.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Portaria determina emissão de carteira de trabalho para imigrantes no Brasil

Em meio à crise migratória que atinge diversos países e a crescente entrada de venezuelanos no Brasil com o estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou portaria que trata dos procedimentos para a emissão …

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …

Encontrado artefato de ouro que identifica o "Titanic" do século XIX

O navio a vapor Pulaski, conhecido como o “Titanic do seu tempo”, naufragou em 1838, após uma explosão. Afundou em menos de uma hora, levando consigo cerca de um terço da tripulação. Agora, um grupo …

Instituto é criado para "defender" os homens da Lei Maria da Penha

A cidade de Samambaia fica há cerca de 20 quilômetros da capital federal e está prestes a receber o Instituto do Homem. Criado por um advogado que se defende de acusações de agressão, o espaço …

Espanha vai acabar com pedágios nas rodovias

O fim dos contratos de concessão das rodovias espanholas (com duração de 50 anos) terá como resultado a extinção de pedágios em diversas vias até 2021. Em entrevista ao El Pais, José Luís Ábalos, ministro do …

Câmara aprova texto-base do projeto que autoriza a Petrobras a negociar direitos do pré-sal

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (20), por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobras transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do …

STJ restringe foro privilegiado de governadores

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20) restringir sua competência para julgar casos relativos a governadores, desembargadores e outras autoridades, conforme previsto na Constituição. Com a decisão do tribunal, governadores …

Atentado com “bomba biológica” é impedido na Alemanha

A polícia judiciária alemã anunciou que a prisão, na semana passada, em Colonia, de um tunisiano impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6 mil vezes mais poderoso que o cianeto. “Houve, …

1 milhão de planetas habitáveis poderiam orbitar um buraco negro

De acordo com o astrofísico Sean Raymond, do Observatório de Bordéus, na França, um buraco negro supermaciço poderia, teoricamente, ter até 1 milhão de planetas potencialmente capazes de suportar vida orbitando suas proximidades.  Raymond calculou a …