Erdogan diz que Anistia Internacional está preparando um golpe de Estado na Turquia

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou a Anistia Internacional de estar preparando uma nova tentativa de golpe de Estado no seu país, citando informações da inteligência turca.

A Anistia Internacional está exigido que a Turquia liberte a diretora da ONG no país, que foi detida na quinta-feira (6) e ativistas da organização presos em Istambul.

Durante a coletiva de imprensa realizada por ocasião do encerramento da cúpula do G20 em Hamburgo, um dos jornalistas lembrou ao presidente turco, Recep Erdogan, que a Anistia Internacional defendeu ele, quando este foi preso por quatro meses em 1997. O jornalista pediu a libertação dos ativistas presos.

Eu fui preso por ler um poema. E eles não foram presos, foram detidos. Segundo os dados da inteligência, eles se reuniram em um hotel na ilha Buyukada, para discutir a continuidade do golpe de Estado. Por isso a polícia deteve eles. Agora o caso será avaliado pela justiça. Eu não sei o que a investigação vai determinar”, afirmou Recep Erdogan.

A Amnistia Internacional denunciou, esta quinta-feira, a detenção de Idil Eser, diretora da organização na Turquia, e de sete ativistas de direitos humanos, no momento em que se encontravam numa ação de formação sobre segurança informática em Buyukada, e exige a libertação imediata dos prisioneiros.

amnesty.org

Idil Eser, diretora da Anistia Internacional na Turquia

Idil Eser, diretora da Anistia Internacional na Turquia

Estamos profundamente perturbados e indignados com a detenção descarada sem acusação formada de alguns dos mais destacados ativistas dos direitos humanos na Turquia, incluindo a diretora da Amnistia Internacional na Turquia”, afirmou o secretário-geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty, num comunicado enviado às redações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …