Turquia continuará comércio com Irã apesar das sanções dos EUA, afirma Erdogan

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Ancara não vai parar de comprar petróleo e gás natural do Irã apesar das ameaças de sanções econômicas de Washington, afirmou Recep Tayyip Erdogan a repórteres durante voo de retorno de Nova York.

Presidente turco, nos últimos momentos da viagem à 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, afirmou que, no momento, não é possível redefinir relação da Turquia com o Irã em termos de petróleo e gás natural, acrescentando que a Turquia continuará importando combustível do Irã.

“Temos escassez de petróleo. O setor privado estava comprando principalmente petróleo. Infelizmente, estas empresas não compram petróleo neste momento porque têm medo das ameaças dos EUA. Mas vamos continuar nossa relação com o Irã, especialmente em muitas outras áreas”, disse Erdogan, conforme citado pelo jornal Milliyet.

Erdogan destacou que a Turquia não tem medo das sanções dos EUA e que a cooperação econômica com Irã continua sendo importantíssima.

Vale destacar que na quarta-feira, empresas chinesas foram sancionadas por “transportarem petróleo iraniano, contrariando, assim, as sanções norte-americanas”, segundo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

“Sanções foram contornadas no passado”, disse Erdogan ao Fox News na quarta-feira, depois que a medida foi anunciada. “Eu sei que as sanções nunca resolveram nada“, adicionou.

Sanções americanas

Na semana passada, os EUA introduziram uma nova rodada de sanções contra o Irã por causa dos ataques às refinarias sauditas. Teerã recebeu toda a culpa, apesar de ter negado participação nos ataques, que foram reivindicados pelo movimento iemenita Houthis. Muitos países, incluindo a Rússia e a Turquia, pediram para EUA evitarem conclusões precipitadas.

Em maio de 2018, os Estados Unidos abandonaram o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), também conhecido como o acordo nuclear do Irã, e restabeleceram duras sanções contra iranianos, mirando especificamente nas exportações de petróleo de Teerã.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …