Turquia continuará comércio com Irã apesar das sanções dos EUA, afirma Erdogan

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Ancara não vai parar de comprar petróleo e gás natural do Irã apesar das ameaças de sanções econômicas de Washington, afirmou Recep Tayyip Erdogan a repórteres durante voo de retorno de Nova York.

Presidente turco, nos últimos momentos da viagem à 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, afirmou que, no momento, não é possível redefinir relação da Turquia com o Irã em termos de petróleo e gás natural, acrescentando que a Turquia continuará importando combustível do Irã.

“Temos escassez de petróleo. O setor privado estava comprando principalmente petróleo. Infelizmente, estas empresas não compram petróleo neste momento porque têm medo das ameaças dos EUA. Mas vamos continuar nossa relação com o Irã, especialmente em muitas outras áreas”, disse Erdogan, conforme citado pelo jornal Milliyet.

Erdogan destacou que a Turquia não tem medo das sanções dos EUA e que a cooperação econômica com Irã continua sendo importantíssima.

Vale destacar que na quarta-feira, empresas chinesas foram sancionadas por “transportarem petróleo iraniano, contrariando, assim, as sanções norte-americanas”, segundo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

“Sanções foram contornadas no passado”, disse Erdogan ao Fox News na quarta-feira, depois que a medida foi anunciada. “Eu sei que as sanções nunca resolveram nada“, adicionou.

Sanções americanas

Na semana passada, os EUA introduziram uma nova rodada de sanções contra o Irã por causa dos ataques às refinarias sauditas. Teerã recebeu toda a culpa, apesar de ter negado participação nos ataques, que foram reivindicados pelo movimento iemenita Houthis. Muitos países, incluindo a Rússia e a Turquia, pediram para EUA evitarem conclusões precipitadas.

Em maio de 2018, os Estados Unidos abandonaram o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), também conhecido como o acordo nuclear do Irã, e restabeleceram duras sanções contra iranianos, mirando especificamente nas exportações de petróleo de Teerã.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …