Escola dos EUA castiga alunos com choques elétricos (e é legal)

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos tenta aquilo que ninguém conseguiu até agora, apelando a Donald Trump para acabar com os choques elétricos que são dados a alunos com Necessidades Educativas Especiais em uma escola de Boston, como forma de castigo.

O Judge Rotenberg Center, que acolhe crianças com Necessidades Educativas Especiais, em Boston, nos EUA, tem como método pedagógico a aplicação de choques elétricos aos alunos que não cumpram as regras.

Uma prática muito contestada e vista como “uma forma de tortura” pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos que tenta acabar com ela.

O jornal The Guardian esteve no centro fazendo uma reportagem e salienta que os 47 residentes da escola são sujeitos a “tratamentos” com choques elétricos mais fortes do que os das armas taser.

Denominada “terapia aversiva”, a prática é inspirada na Teoria Comportamental que defende: os alunos bem comportados devem receber um reforço positivo, enquanto os que se portam mal devem receber um reforço negativo.

As crianças usam, ao longo de todo o dia, mochilas equipadas com um dispositivo elétrico denominado “GED”, com eletrodos ligados ao peito, braços ou pernas. Quando tentam agredir alguém ou machucar a si próprias, os funcionários do espaço ativam o mecanismo através de um controle remoto.

Mas o centro também recorre aos choques elétricos de outra forma, como ilustra um vídeo divulgado na internet em 2014, e que mostra um aluno de 18 anos recebendo o “tratamento” amarrado a uma maca. O jovem teria recebido 31 choques elétricos ao longo de sete horas e é possível ouvi-lo gritar “isso dói”.

Responsáveis do Judge Rotenberg Center garantem ao The Guardian que os choques elétricos são usados “como último recurso” em situações de grande violência, mas há organizações que acusam a instituição de aplicar o tratamento de forma recorrente, para castigar todo o tipo de maus comportamentos.

No site do centro educacional é destacado que o estabelecimento proporciona “tratamento e educação muito eficientes tanto para estudantes com distúrbios emocionais de conduta e comportamento”, como para alunos com “incapacidades intelectuais ou do espectro  autista”.

A instituição nota ainda que visa providenciar a cada estudante “a forma de tratamento menos invasiva e mais eficaz para assegurar sua segurança, a segurança de outros e promover o crescimento e desenvolvimento saudável”, tentando “minimizar o uso de medicação psicotrópica”.

A escola diz também que tem um “programa de recompensas” para os estudantes que completem seus trabalhos acadêmicos, com as salas incluindo áreas com televisão, rádio e jogos. Além disso, há um cinema com um snack bar, um café com internet, um salão de beleza e uma loja.

A polêmica em torno dos choques elétricos já levou a Food and Drug Administration (FDA), a agência federal dos EUA que pode acabar com a prática, a anunciar que iria proibir o dispositivo. Mas, até agora, a prática continua.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …