Esfinge usada há 94 anos em filme épico de Hollywood é desenterrada na Califórnia

Uma equipe de arqueólogos conseguiu desenterrar uma esfinge de gesso, com 94 anos, que foi usada como adereço no filme de 1923 “Os Dez Mandamentos”, do diretor Cecil B. DeMille. Um achado surpreendente que testemunha a chamada era dourada de Hollywood.

O filme épico Os Dez Mandamentos, de 1923, foi a primeira versão do tema bíblico realizada pelo diretor Cecil B. DeMille. Trata-se de um filme mudo, em preto e branco, que tinha um dos maiores cenários de filmagens já construídos até a época.

Quase 100 anos depois, arqueólogos conseguiram chegar a uma das colossais esfinges de gesso, que pesa 136 quilos e utilizada no filme épico.

A peça foi encontrada nas Dunas de Guadalupe-Nipomo, região central da Califórnia, onde DeMille filmou Os Dez Mandamentos, pelo fato de o cenário natural local se assemelhar a um Egito arenoso e deserto.

O diretor do Centro das Dunas de Guadalupe-Nipomo, Doug Jenzen, disse à CBS News que a esfinge se encontra em ótimo estado de conservação, com “a tinta ainda intacta”, por ter sido “preservada pela areia”.

Jenzen atesta também que, apesar de terem sido construídas para “durarem apenas dois meses”, ou seja, durante as filmagens, o fato de se encontrar a esfinge, 94 anos depois, em tão excelente estado “demonstra o nível de perfeição e de perícia que os artesãos usavam”.

“Isto é significativo e mostra que ainda estamos aprendendo facetas inesperadas da produção de filmes históricos, como o fato de os objetos de filmes em preto e branco serem pintados com cores extremamente intensas“, acrescenta Jenzen.

(dr) Centro das Dunas de Guadalupe-Nipomo

Esfinge de gesso usada no filme “Os Dez Mandamentos” (1923), de Cecil B. DeMille, foi desenterrada na Califórnia

O especialista explica que “teriam usado pigmentos diferentes nos cenários de filmagens para a criação de sombras, luz e profundidade, para prevenir este aspecto muito sólido de uma só cor, ou preto ou branco”. “Por isso, no filme, os objetos são cinzentos”, conclui.

As filmagens de Os Dez Mandamentos incluíram 21 esfinges semelhantes à agora encontrada nas areias da Califórnia, que foram criadas pelo artista francês Paul Iribe, conhecido como “o pai do art déco“, conforme atesta o site Live Science.

No término das filmagens, DeMille teria dado ordens para que todos os adereços fossem enterrados nas dunas. Isto porque seria muito caro removê-los para outro local e porque não pretenderia que outros diretores os aproveitassem.

Em 1956, DeMille voltaria ao tema dos Dez Mandamentos, com um novo filme, já a cores e com som, e com Charlton Heston no papel principal.

A busca pelos adereços do primeiro Os Dez Mandamentos também originou um documentário intitulado “The Lost City of Cecil B. DeMille”, onde Peter Brosnan conta a busca de mais de 30 anos pela chamada “cidade egípcia perdida” do diretor.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …