Esfinge usada há 94 anos em filme épico de Hollywood é desenterrada na Califórnia

Uma equipe de arqueólogos conseguiu desenterrar uma esfinge de gesso, com 94 anos, que foi usada como adereço no filme de 1923 “Os Dez Mandamentos”, do diretor Cecil B. DeMille. Um achado surpreendente que testemunha a chamada era dourada de Hollywood.

O filme épico Os Dez Mandamentos, de 1923, foi a primeira versão do tema bíblico realizada pelo diretor Cecil B. DeMille. Trata-se de um filme mudo, em preto e branco, que tinha um dos maiores cenários de filmagens já construídos até a época.

Quase 100 anos depois, arqueólogos conseguiram chegar a uma das colossais esfinges de gesso, que pesa 136 quilos e utilizada no filme épico.

A peça foi encontrada nas Dunas de Guadalupe-Nipomo, região central da Califórnia, onde DeMille filmou Os Dez Mandamentos, pelo fato de o cenário natural local se assemelhar a um Egito arenoso e deserto.

O diretor do Centro das Dunas de Guadalupe-Nipomo, Doug Jenzen, disse à CBS News que a esfinge se encontra em ótimo estado de conservação, com “a tinta ainda intacta”, por ter sido “preservada pela areia”.

Jenzen atesta também que, apesar de terem sido construídas para “durarem apenas dois meses”, ou seja, durante as filmagens, o fato de se encontrar a esfinge, 94 anos depois, em tão excelente estado “demonstra o nível de perfeição e de perícia que os artesãos usavam”.

“Isto é significativo e mostra que ainda estamos aprendendo facetas inesperadas da produção de filmes históricos, como o fato de os objetos de filmes em preto e branco serem pintados com cores extremamente intensas“, acrescenta Jenzen.

(dr) Centro das Dunas de Guadalupe-Nipomo

Esfinge de gesso usada no filme “Os Dez Mandamentos” (1923), de Cecil B. DeMille, foi desenterrada na Califórnia

O especialista explica que “teriam usado pigmentos diferentes nos cenários de filmagens para a criação de sombras, luz e profundidade, para prevenir este aspecto muito sólido de uma só cor, ou preto ou branco”. “Por isso, no filme, os objetos são cinzentos”, conclui.

As filmagens de Os Dez Mandamentos incluíram 21 esfinges semelhantes à agora encontrada nas areias da Califórnia, que foram criadas pelo artista francês Paul Iribe, conhecido como “o pai do art déco“, conforme atesta o site Live Science.

No término das filmagens, DeMille teria dado ordens para que todos os adereços fossem enterrados nas dunas. Isto porque seria muito caro removê-los para outro local e porque não pretenderia que outros diretores os aproveitassem.

Em 1956, DeMille voltaria ao tema dos Dez Mandamentos, com um novo filme, já a cores e com som, e com Charlton Heston no papel principal.

A busca pelos adereços do primeiro Os Dez Mandamentos também originou um documentário intitulado “The Lost City of Cecil B. DeMille”, onde Peter Brosnan conta a busca de mais de 30 anos pela chamada “cidade egípcia perdida” do diretor.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gêmeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes Star Wars. O fóssil …

Afinal, a orientação sexual pode mesmo estar escrita nos genes

Os cientistas reportam aquilo que pode ser a primeira prova concreta de ligações genéticas à orientação sexual masculina no primeiro estudo observacional de mapeamento do genoma que examinou o traço. Pesquisadores recrutaram mais de 2 mil …

O apocalipse das abelhas não passa de um mito

Um estudo recente do Departamento de Agricultura dos EUA assinala que o número de colônias de abelhas que produzem mel cresceu no país desde 2008. Vários cientistas assinalaram que o alarme que anuncia um apocalipse de …

Após morte cerebral, paciente deverá ser observado por 6 horas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta terça-feira (12) critérios mais rígidos para definir morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser …

CPMI da JBS: relatório pede indiciamento de Janot, irmãos Batista e mais três

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) pediu, no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, o indiciamento do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e do procurador da República Eduardo Pellela, que foi …

Crimes de adoções ilegais pela Igreja Universal em Portugal já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas em um lar da Igreja Universal do Reino de Deus teriam sido roubadas das mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida nesta segunda-feira (11) pelo …

Moreira Franco: reforma da Previdência permitirá ao país entrar em ciclo virtuoso

A aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional permitirá que o país entre em 2018 em um ciclo virtuoso. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (11) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, …

Bomba em Nova York explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista fracassada. O ataque ocorreu em um túnel na …

BC sinaliza novo corte na taxa básica de juros em fevereiro

A taxa básica de juros, a Selic, poderá voltar a ser reduzida em fevereiro de 2018. É o que sinalizou o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, em ata da última reunião, realizada …

Tiririca usou dinheiro público para viajar pelo Brasil fazendo shows de humor

Ao discursar pela primeira e última vez na tribuna da Câmara no último dia 6, o deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou que deixaria a política “triste” e “com vergonha” pelo o que acontece no Congresso. …