Espécie de sapo com “pele invisível” é descoberta no Equador

(dr) Geoff Gallice / Wikimedia

Hyalinobatrachium yaku, conhecidos como "glass frogs" (sapos de vidro)

Hyalinobatrachium yaku, conhecidos como “glass frogs” (sapos de vidro)

Na região neotropical do Planeta, próximo à América Central, há um grupo de chamados glass frogs (sapos de vidro) que surpreendem por sua transparência: o corpo dos glass frogs deixa os órgãos à mostra na parte de baixo, enquanto a pele protege a região da barriga.

Espécies recentemente descobertas na área leste do Equador, onde se desenvolve uma faixa de vegetação amazônica, chegam mais à frente na empreitada de revelar totalmente o coração. Isso graças à pele translúcida, que se estende por todo o peito e lhes recobre o abdômen.

Eles também podem ser identificados pelas manchas verde escuras ao topo da cabeça e na maior parte do corpo. Além disso, as espécies têm um coaxar característico.

O sapo recém-descoberto expressa um comportamento diferente entre os anfíbios, porque possui cuidados parentais pelos seus filhotes. Os machos são frequentemente descritos pela prática de protegê-los.

A espécie recebeu o nome de Hyalinobatrachium yaku – o termo yaku pode ser traduzido como “água” em kichwa, uma das línguas da região. Água e, sobretudo, correntes de fluxo lento são fatores cruciais para a reprodução de todos os glass frogs conhecidos.

À luz da ciência

O anfíbio foi estudado e descrito por uma equipe de cientistas liderada pelo Prof. Dr. Juan Guayasamin, da universidade San Francisco de Quito, no Equador.

Identificadas as individualidades das novas espécies, os pesquisadores notaram diferenças comportamentais entre as populações. Duas delas, encontradas na vegetação de uma floresta intacta em Kallana, coaxavam debaixo das folhas, alguns metros acima da correnteza, numa região mais rasa e estreita.

Outro sapo destas espécies tem sido visto em uma área coberta por florestas secundárias na vila equatoriana de Ahuano. Esse anfíbio também foi encontrado sob uma folha, um metro acima de correnteza rasa e lenta, em comportamento similar.

No entanto, na terceira localidade – uma floresta desmatada em São José de Payamino – os sapos estudados estavam empoleirados nas folhas de pequenos arbustos, samambaias e gramíneas, a uma distância de 30 a 150 centímetros acima do solo. Surpreendentemente, cada um deles estava distante em mais de 30 metros da correnteza mais próxima.

Pesquisadores constataram que, devido à distância geográfica de aproximadamente 110 quilômetros entre as localidades onde as novas espécias foram encontradas, é comum que elas se distribuam amplamente, chegando inclusive ao Peru, que compartilha a fronteira com o Equador.

As incertezas sobre o alcance em que se distribuem esses sapos provêm de uma série de razões. As espécies menores, de aproximadamente 2 centímetros, são difíceis de serem visualizadas embaixo das folhas.

Mesmo que modelos das espécies tenham sido reunidos previamente para estudo, sua distinção seria quase impossível: muitos dos traços característicos, como as manchas verde-escuras, perdem-se após a preservação.

Por esse motivo, o estado de conservação das espécies foi listado como “carente de dados”, conforme os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Ainda assim, os pesquisadores identificaram as maiores ameaças às espécies, incluindo a extração de óleo na região e seus problemas decorrentes: a poluição da água, a construção de estradas, a degradação do hábitat desses sapos e seu isolamento.

“Presumivelmente, os glass frogs demandam trechos contínuos de floresta para interagir com as populações próximas, e as rodovias agem potencialmente como barreiras à dispersão de espécies transitórias”, explicaram os pesquisadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …

Organismo marinho de 47 metros de comprimento descoberto na Austrália

Pesquisadores conseguiram captar imagens de vídeo fascinantes de um organismo "de outro mundo" nas águas ao largo da costa ocidental da Austrália. Segundo comunica a Newsweek, uma equipe a bordo do RV Falkor, o principal navio …

Detectadas pela 1º vez estrelas binárias capazes de produzir ondas gravitacionais

Astrônomos do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian detectaram pela primeira vez anãs brancas compostas por duas estrelas binárias. As anãs brancas compostas por duas estrelas binárias possuem um núcleo orbital capaz de gerar uma …

Epidemia do coronavírus ainda não chegou ao pico e se agrava na França, diz ministro

O pico da epidemia do novo coronavírus ainda não foi atingido na França, disse nesta terça-feira (7) o ministro da Saúde, Olivier Véran. Devido ao número significativo de pacientes que ainda são hospitalizados diariamente …

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …