Espécie de sapo com “pele invisível” é descoberta no Equador

(dr) Geoff Gallice / Wikimedia

Hyalinobatrachium yaku, conhecidos como "glass frogs" (sapos de vidro)

Hyalinobatrachium yaku, conhecidos como “glass frogs” (sapos de vidro)

Na região neotropical do Planeta, próximo à América Central, há um grupo de chamados glass frogs (sapos de vidro) que surpreendem por sua transparência: o corpo dos glass frogs deixa os órgãos à mostra na parte de baixo, enquanto a pele protege a região da barriga.

Espécies recentemente descobertas na área leste do Equador, onde se desenvolve uma faixa de vegetação amazônica, chegam mais à frente na empreitada de revelar totalmente o coração. Isso graças à pele translúcida, que se estende por todo o peito e lhes recobre o abdômen.

Eles também podem ser identificados pelas manchas verde escuras ao topo da cabeça e na maior parte do corpo. Além disso, as espécies têm um coaxar característico.

O sapo recém-descoberto expressa um comportamento diferente entre os anfíbios, porque possui cuidados parentais pelos seus filhotes. Os machos são frequentemente descritos pela prática de protegê-los.

A espécie recebeu o nome de Hyalinobatrachium yaku – o termo yaku pode ser traduzido como “água” em kichwa, uma das línguas da região. Água e, sobretudo, correntes de fluxo lento são fatores cruciais para a reprodução de todos os glass frogs conhecidos.

À luz da ciência

O anfíbio foi estudado e descrito por uma equipe de cientistas liderada pelo Prof. Dr. Juan Guayasamin, da universidade San Francisco de Quito, no Equador.

Identificadas as individualidades das novas espécies, os pesquisadores notaram diferenças comportamentais entre as populações. Duas delas, encontradas na vegetação de uma floresta intacta em Kallana, coaxavam debaixo das folhas, alguns metros acima da correnteza, numa região mais rasa e estreita.

Outro sapo destas espécies tem sido visto em uma área coberta por florestas secundárias na vila equatoriana de Ahuano. Esse anfíbio também foi encontrado sob uma folha, um metro acima de correnteza rasa e lenta, em comportamento similar.

No entanto, na terceira localidade – uma floresta desmatada em São José de Payamino – os sapos estudados estavam empoleirados nas folhas de pequenos arbustos, samambaias e gramíneas, a uma distância de 30 a 150 centímetros acima do solo. Surpreendentemente, cada um deles estava distante em mais de 30 metros da correnteza mais próxima.

Pesquisadores constataram que, devido à distância geográfica de aproximadamente 110 quilômetros entre as localidades onde as novas espécias foram encontradas, é comum que elas se distribuam amplamente, chegando inclusive ao Peru, que compartilha a fronteira com o Equador.

As incertezas sobre o alcance em que se distribuem esses sapos provêm de uma série de razões. As espécies menores, de aproximadamente 2 centímetros, são difíceis de serem visualizadas embaixo das folhas.

Mesmo que modelos das espécies tenham sido reunidos previamente para estudo, sua distinção seria quase impossível: muitos dos traços característicos, como as manchas verde-escuras, perdem-se após a preservação.

Por esse motivo, o estado de conservação das espécies foi listado como “carente de dados”, conforme os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Ainda assim, os pesquisadores identificaram as maiores ameaças às espécies, incluindo a extração de óleo na região e seus problemas decorrentes: a poluição da água, a construção de estradas, a degradação do hábitat desses sapos e seu isolamento.

“Presumivelmente, os glass frogs demandam trechos contínuos de floresta para interagir com as populações próximas, e as rodovias agem potencialmente como barreiras à dispersão de espécies transitórias”, explicaram os pesquisadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …