Espécie extinta de tigre está prestes a voltar à vida

Bill Ebbesen / Wikimedia

O DNA do Tigre Siberiano é praticamente igual ao DNA do Tigre-do-Cáspio

O DNA do Tigre Siberiano é praticamente igual ao DNA do Tigre-do-Cáspio

Mais de 20 anos depois do primeiro Jurassic Park ganhar o Oscar e quase 30 anos após o primeiro livro da franquia ser lançado, estamos bem próximos de trazer o primeiro animal extinto à vida.

Não é um Tiranossauro ou qualquer outro animal pré-histórico, mas não deixa de ser legal, ou melhor, é ainda mais legal, afinal é um dos maiores felinos que já viveram (o 4º maior felino e o 3º maior tigre).

Estamos falando do Tigre-do-Cáspio, conhecido desde os tempos romanos, quando era assassinado nos coliseus, e que foi extinto nos anos 1950 após virar um alvo de caçadas esportivas, devido à transformação de seu habitat em terras agricultáveis e até captura para treinamento militar de alguns exércitos.

Agora, de acordo com um grupo de pesquisadores ele poderá ser trazido de volta à vida, graças ao Tigre Siberiano.

Funciona assim: há 10 mil anos atrás – no final da última era glacial – uma espécie de tigre ancestral dominava a região da Ásia central até dividir-se. Um grupo dessa espécie ficou preso no Turquestão e o restante foi para o extremo oriente russo. O primeiro grupo deu origem ao Tigre-do-Cáspio e o segundo deu origem ao Tigre Siberiano, respectivamente.

(dr) Heptner & Sludskiy 1972

Reconstituição artística do Tigre-do-Cáspio

Reconstituição artística do Tigre-do-Cáspio

Pois bem. Cientistas descobriram que o DNA do Tigre Siberiano é praticamente idêntico ao da espécie extinta há algumas décadas, sendo assim o meio ideal de reviver o Tigre-do-Cáspio. E antes que você imagine os cientistas criando tigres em laboratório, a realidade é bem menos fantasiosa.

Como as 2 espécies são praticamente idênticas geneticamente, tiveram a ruptura das características há apenas 10 mil anos e tudo por questões de ambientação, o processo será bem simples: os Tigres Siberianos serão introduzidos no habitat original do Tigre-do-Cáspio e a natureza fara o restante do serviço.

Um local ideal para isso já foi identificado no Kazaquistão e pode abrigar até 100 tigres nos próximos 50 anos.  No momento os órgãos estão resolvendo como popular a região com as presas naturais do Tigre-do-Cáspio, como javalis e veados.

O projeto, financiado pelo World Wildlife Found – WWF, está bem avançado e já conta com o aval das agências ambientalistas e governamentais. E brevemente, o Tigre-do-Cáspio estará de volta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …