A presença de um tigre-siberiano nas redondezas de um vilarejo no extremo nordeste da China trouxe pânico e ferimentos leves à população local, além de amassados e um vidro quebrado a um carro que cruzou com o animal.
Segundo o jornal chinês The Paper, o tigre foi localizado na última sexta-feira próximo da cidade de Linhu, na província de Heilongjiang, e depois de horas de perseguição pela polícia local, foi enfim capturado com dardos tranquilizantes e movido para centro de criaturas felinas de Hengdaohezi, na cidade de Mudanjiang – não sem antes promover alguns encontros aterrorizantes.
O jovem tigre macho foi primeiro visto por um grupo em um automóvel quando se aproximava de dois fazendeiros, e quando a motorista gritou para avisar aos homens que trabalhavam no campo que corressem, o animal veio na direção do veículo.
“Em dois ou três segundos, correu e se jogou sobre o meu carro, arranhando-o com suas garras”, comentou a motorista Wang Xue, em entrevista ao jornal.
Além do amassado e dos danos à pintura do carro, a trombada do tigre quebrou o vidro de trás do veículo, que conseguiu fugir sem que nenhum passageiro se ferisse.
A interação com o carro e os fazendeiros foi capturada em vídeo: o animal é visto ainda atacando um homem, que sofreu feridas leves, antes de também fugir.
Mais tarde o tigre foi visto vagando entre as residências do vilarejo, quando enfim foi capturado pela polícia local, que utilizou dardos tranquilizantes para enfim mover o animal ao local seguro.
O tigre foi posto em quarentena para observação no centro de criaturas felinas de Hengdaohezi, onde recebeu os devidos cuidados veterinários.
A região onde o animal foi encontrado é próxima à fronteira da China com a Rússia. O Também conhecido como Tigre-de-Amur, o tigre-siberiano habita justamente áreas próximas ao Rio Amur, na Sibéria – ao extremo leste russo – e uma área ao nordeste da China.
A visão de um exemplar da espécie livre é cada vez mais rara: o animal encontra-se sob forte ameaça de extinção, e estima-se que restem menos de 500 tigres-siberianos na natureza selvagem: desses, somente 30 estariam na China.
// Hypeness