Uma baleia salvou a bióloga marinha Nan Hauser de ser atacada por um tubarão-tigre. O incidente ocorreu perto das Ilhas Cook, em outubro, na parte sul do Pacífico.
A baleia teria empurrado Hauser com a cabeça até a superfície, para protegê-la de um ataque letal de um tubarão-tigre, que media mais de quatro metros e meio, enquanto outra baleia evitou com a cauda que o tubarão se aproximasse da bióloga.
À BBC, Hauser contou que acredita que a baleia teria salvo sua vida e admitiu que, na altura, não percebeu os sinais do animal. “Eu estava na água e ela se aproximou de mim. Eu tentava me afastar, mas ela não parava”, descreveu.
Hauser não percebeu de que tinha um tubarão por perto, aparentemente se preparando para atacá-la, mas acredita que o incidente foi a prova de que as baleias são “altruístas” e seguem seu instinto. “O comportamento das baleias é incrível. Elas se apressam a agir para salvar um representante de outra espécie”, disse a bióloga marinha, de 63 anos.
Nan Hauser acabou sofrendo alguns hematomas e arranhões, mas ficou eternamente agradecida ao animal. A despedida da bióloga e da baleia foi emotiva: “eu também te amo”, gritou Hauser ao “herói gigante”.
Ciberia // ZAP