Estação espacial chinesa está sem controle e em rota de colisão com a Terra

(dr) Xinhua

Estação Espacial Tiangong-1

Estação Espacial Tiangong-1

As autoridades chinesas afirmam que a estação espacial Tiangong-1, lançada para o espaço em 2011, está oficialmente em rota de colisão com a Terra.

Segundo os cientistas, a Tiangong-1 foi lançada em setembro de 2011 pela Agência Espacial Chinesa e projetada para se incendiar na atmosfera em 2013 – mas até agora continua em órbita.

A estação deverá perder altura gradualmente até reentrar na atmosfera terrestre, no final de 2017.

De acordo com o jornal The Guardian, este anúncio vem confirmar várias especulações de que a China tinha perdido o controle da estrutura depois de ter sofrido algum tipo de falha técnica ou mecânica.

O astrofísico Jonathan McDowell referiu que, caso não haja realmente qualquer controle da Tiangong-1, será quase impossível prever quando e onde é que os destroços vão cair.

“Provavelmente só o saberemos seis ou sete horas antes da colisão“, afirmou.

McDowell destacou ainda que alguns dos destroços podem pesar quase 100 quilos e, mesmo que não causem grande estrago, podem provocar danos materiais significativos.

A estação deixou de enviar dados à Terra em março deste ano, e já foi substituída por uma nova estação orbital, a Tiangong-2.

Com cerca de 8,5 toneladas, a Tiangong-1 mantém-se a uma altitude de 370 km e está sendo monitorizada pelos especialistas, que emitirão avisos apropriados caso ameace embarrar contra algum satélite.

A diretora do departamento de engenharia espacial da China, Wu Ping, adiantou que é “bastante improvável” que a entrada da estação espacial na atmosfera terrestre afete qualquer atividade aérea ou cause danos relevantes.

“Com base em nossos cálculos e análises, a maior parte da estrutura irá se incendiar durante a reentrada na Terra”, disse.

Na dúvida, é melhor prevenir e confirmar se o seguro da sua casa cobre os danos causados por uma estação espacial.

BZR, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …

Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital

O coronavírus bagunçou a vida de todo mundo, imagine só a rotina dos profissionais da área de saúde? Pois…o jornal O Globo contou a bela história de amor de uma cerimônia de casamento surpresa dentro …

Restos de naufrágio de mais de 200 anos são encontrados no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia (INAH) do México localizaram vestígios de um naufrágio de mais de 200 anos nas águas do estado mexicano de Quintana Roo. Uma equipe do instituto considerou que os restos correspondem …

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …