Estação espacial chinesa pode cair no Brasil

(dr) Xinhua

Estação Espacial Tiangong-1

A estação espacial Tiangong-1 vai reentrar na atmosfera entre janeiro e março do próximo ano. A ESA adiantou que há a possibilidade de que os fragmentos caiam em vários países.

Está previsto que a estação espacial Tiangong-1 caia na Terra no início do próximo ano. A Agência Espacial Europeia (ESA) monitora a sua orbita e conseguiu delimitar a área do planeta onde poderá cair: uma faixa da Terra que contém a maior parte dos continentes habitados, como as Américas.

Holger Krag, chefe da divisão de lixo espacial da ESA, garante que “devido à geometria da órbita da estação, podemos excluir a possibilidade de que qualquer fragmento caia ao norte de 43ºN ou sul de 43ºS“.

Isto significa que a reentrada da Tiangong-1 pode ocorrer em qualquer ponto da Terra entre essas latitudes, “incluindo vários países“.

Wikimedia / Ciberia

Os paralelos 43º Norte e 43º Sul

Ao sul do paralelo 43°N, nas Américas, encontram-se a maior parte dos Estados Unidos, e todos os países até o paralelo 43ºS, que passa sobre o sul da Argentina, deixando assim a probabilidade de que fragmentos caiam em qualquer parte do Brasil.

Os territórios ao norte do paralelo 43ºN e ao sul do 43ºS estão a salvo do impacto dos fragmentos da Tiangong-1.

A data da queda da estação espacial chinesa, assim como a pegada geográfica do impacto na Terra, só pode ser prevista com grande grau de incerteza. Krag explica que, até mesmo pouco tempo antes da reentrada, “só poderemos estimar uma enorme janela temporal e geográfica”.

A ESA vai fazer parte do IADC, o grupo internacional de especialistas que irá seguir a queda dos fragmentos da sonda chinesa, com o apoio das agências norte-americana, russa, japonesa, entre outras. A operação para monitorar a reentrada da estação na atmosfera terá como objetivo prever com maior precisão onde poderá cair.

A Tiangong-1, também conhecida por “Palácio Celestial”, foi lançada em setembro de 2011 e descrita como um “potente símbolo político” da China, como parte de um ambicioso programa científico do país para se tornar uma superpotência espacial. A estação tem 12 metros de comprimento, um diâmetro de 3,3 metros e uma massa de 8.506 quilos.

Mas, em 2016, depois de vários meses de especulação, as autoridades chinesas confirmaram que tinham perdido o controle da estação espacial e que ela iria cair na Terra entre 2017 e 2018, mas até agora ninguém sabe o local exato onde a sonda pode cair. Atualmente, a estação espacial chinesa está a 300 quilômetros de altitude.

Sobre isso, a ESA indicou que, na história cosmonauta, as estatísticas são positivas: nenhuma morte humana foi confirmada devido à queda de componentes espaciais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …