Estação espacial chinesa vai cair na Terra – e ninguém sabe onde

(dr) Xinhua

Estação Espacial Tiangong-1

A estação espacial chinesa Tiangong-1, que pesa 8,5 toneladas, está fora de controle e estima-se que caia na Terra entre este mês de outubro e abril do próximo ano. O problema: ninguém sabe exatamente onde a estação vai cair.

Segundo o The Guardian, a Tiangong-1 , também conhecida por “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e descrita como um “potente símbolo político” da China, como parte de um ambicioso programa científico do país para se tornar uma superpotência espacial.

A estação foi utilizada para missões tanto tripuladas como não tripuladas e foi visitada pela primeira mulher astronauta chinesa, Liu Yang, em 2012.

Mas, em 2016, depois de vários meses de especulação, as autoridades chinesas confirmaram que tinham perdido o controle da estação espacial e que iria cair na Terra entre 2017 e 2018. A agência espacial chinesa avisou até a ONU de que esperavam que isso fosse acontecer entre outubro deste ano e abril de 2018.

Desde então, a órbita da estação espacial está se aproximando do nosso planeta. Nas últimas semanas, a Tiangong-1 entrou nas camadas mais densas da atmosfera e começou a cair ainda mais rápido.

“O perigeu já está a menos de 300 quilômetros de altura e atingiu as camadas mais densas da atmosfera, por isso, o ritmo da queda está aumentando”, disse Jonathan McDowell, astrofísico de Harvard, ao jornal britânico. “É de se esperar que [a estação] caia dentro de alguns meses – em finais de 2017 ou início de 2018”, acrescentou.

Embora se espere que parte do laboratório espacial se incendeie e desintegre-se na atmosfera, McDowell considera que algumas das peças que podem atingir a superfície poderiam pesar mais de 100 quilos.

Além disso, é impossível saber o local exato onde vão cair. “Não se pode dirigir o trajeto destas coisas”, disse McDowel em 2016.

“Mesmo quando só faltar alguns dias para a sua reentrada, é provável que não se consiga fazer melhor do que calcular o momento do impacto com uma margem de seis ou sete horas, para mais ou para menos. E não saber quando vai cair traduz-se em não saber onde vai cair”, explicou.

Segundo o astrofísico, um ligeira alteração nas condições atmosféricas pode empurrar os destroços da estação espacial “de um continente para outro”.

No dia 23 de março de 2001, a estação espacial russa MIR (“paz” ou “mundo”, em russo) caiu na Terra, se desintegrando na atmosfera. Na ocasião, os destroços caíram no oceano Pacífico.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …