Estação espacial chinesa vai cair na Terra – e ninguém sabe onde

(dr) Xinhua

Estação Espacial Tiangong-1

A estação espacial chinesa Tiangong-1, que pesa 8,5 toneladas, está fora de controle e estima-se que caia na Terra entre este mês de outubro e abril do próximo ano. O problema: ninguém sabe exatamente onde a estação vai cair.

Segundo o The Guardian, a Tiangong-1 , também conhecida por “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e descrita como um “potente símbolo político” da China, como parte de um ambicioso programa científico do país para se tornar uma superpotência espacial.

A estação foi utilizada para missões tanto tripuladas como não tripuladas e foi visitada pela primeira mulher astronauta chinesa, Liu Yang, em 2012.

Mas, em 2016, depois de vários meses de especulação, as autoridades chinesas confirmaram que tinham perdido o controle da estação espacial e que iria cair na Terra entre 2017 e 2018. A agência espacial chinesa avisou até a ONU de que esperavam que isso fosse acontecer entre outubro deste ano e abril de 2018.

Desde então, a órbita da estação espacial está se aproximando do nosso planeta. Nas últimas semanas, a Tiangong-1 entrou nas camadas mais densas da atmosfera e começou a cair ainda mais rápido.

“O perigeu já está a menos de 300 quilômetros de altura e atingiu as camadas mais densas da atmosfera, por isso, o ritmo da queda está aumentando”, disse Jonathan McDowell, astrofísico de Harvard, ao jornal britânico. “É de se esperar que [a estação] caia dentro de alguns meses – em finais de 2017 ou início de 2018”, acrescentou.

Embora se espere que parte do laboratório espacial se incendeie e desintegre-se na atmosfera, McDowell considera que algumas das peças que podem atingir a superfície poderiam pesar mais de 100 quilos.

Além disso, é impossível saber o local exato onde vão cair. “Não se pode dirigir o trajeto destas coisas”, disse McDowel em 2016.

“Mesmo quando só faltar alguns dias para a sua reentrada, é provável que não se consiga fazer melhor do que calcular o momento do impacto com uma margem de seis ou sete horas, para mais ou para menos. E não saber quando vai cair traduz-se em não saber onde vai cair”, explicou.

Segundo o astrofísico, um ligeira alteração nas condições atmosféricas pode empurrar os destroços da estação espacial “de um continente para outro”.

No dia 23 de março de 2001, a estação espacial russa MIR (“paz” ou “mundo”, em russo) caiu na Terra, se desintegrando na atmosfera. Na ocasião, os destroços caíram no oceano Pacífico.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …