Já temos fotos da estação espacial chinesa em queda livre

Fraunhofer / ESA

O instituto alemão Fraunhofer FHR mostra a estação espacial chinesa Tiangong-1 já em trajeto descendente a uma altitude de 270 quilômetros. A Tiangong-1 deve colidir com a Terra neste fim de semana.

Uma imagem captada pelo instituto alemão Fraunhofer FHR mostra a estação espacial chinesa Tiangong-1 a uma altitude de 270 quilômetros, no trajeto descendente que acabará com a colisão na superfície terrestre, entre sábado (31) e segunda-feira (2).

Nesta quinta-feira (29), a estação já está a menos de 300 quilômetros de altitude – em comparação, a Estação Espacial Internacional orbita a Terra a uma altitude média de 340 quilômetros.

A Agência Espacial Europeia (ESA) aproveitou o momento para relembrar que, na história da exploração humana no espaço, não há registro de alguém ter sido vítima de lixo espacial.

A ESA, que monitora a reentrada da Tiangong-1 na atmosfera terrestre em conjunto com um comitê de uma agência internacional para o lixo espacial, divulgou as imagens nesta quarta-feira (28).

A Tiangong-1 tem 12 metros de comprimento, 3,3 de diâmetro e está desocupada desde 2013. A maior parte da estrutura irá queimar na reentrada, que pode ocorrer em qualquer espaço entre as latitudes de 43º norte e 43º sul, uma faixa muito extensa que inclui países como Brasil e EUA. É pouco provável que a queda represente algum risco para os humanos, diz a ESA.

ESA

Reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1 na Terra é calculada nas latitudes entre 43 graus norte e 43 graus sul, segundo a ESA

As últimas previsões dos cientistas apontavam que a Tiangong-1 reentrasse na atmosfera entre 30 de março e 2 de abril, o que acabará se confirmando se, como previsto, a estação espacial chinesa colidir com a Terra neste fim de semana.

Em janeiro, a Agência Espacial Chinesa anunciou que a reentrada da Tiangong-1 na Terra seria controlada e que não teria impactos negativos para o meio ambiente, nem para a população da Terra.

A Tiangong-1, que em português significa algo como “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e projetada para queimar na atmosfera em 2013, com um peso de mais de 8 toneladas. Ao fim desse tempo de vida da estação, a China lançou, em 2016, a Tiangong-2.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esses palhacos nao tem o que fazer ja nao basta tudo que eles falcifica e por isso que todo mundo come as mulheres deles os extra terrestres ja estao ai tranzando com rapazida a muito tempo agora tem jogar uns bagulhos na nossa cabeca nao vao arrumar vida nenhuma sem Deus em planeta nenhum nem chines e nem niguem se voces tomarem vergonha ajuda a dupla Rick Rener o Rener esta precisando com marra ou sem marra fiquem com Deus thau e um abraso sem calsa arrida……………………………..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …