17 anos depois, estação de metrô do World Trade Center é reaberta ao público

Cortlandt Street, a estação de metrô que ficou totalmente destruída na sequência do atentado às torres Gêmeas, em Nova York, nos EUA, reabriu no sábado (8), 17 anos depois da tragédia.

Quando as Torres Gêmeas caíram, no dia 11 de setembro de 2001, a estação junto ao World Trade Center (WTC) ficou totalmente destruída. No sábado, 17 anos depois, Cortlandt Street viu um metrô percorrer outra vez sua linha, conta o New York Times.

Segundo o jornal, a estação de metrô esteve inutilizada durante todos estes anos e ausente no mapa da cidade (mesmo quando o novo complexo do World Trade Center foi inaugurado na superfície).

Funcionários da infraestrutura, políticos e locais curiosos e emocionados estiveram presentes na reinauguração da estação renovada que, ao contrário da versão anterior, é mais iluminada e arejada. Nas paredes, podem até se ler trechos da Declaração da Independência dos EUA (1776) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

“Foi incrivelmente bonito ver as pessoas responderem silenciosamente ao que penso ser o peso, a importância e o materialismo da linguagem que está nas paredes”, disse a artista e professora universitária Ann Hamilton, responsável pelo mosaico “Chorus”, em declarações ao canal NY1, citado pelo periódico Expresso.

A estação, batizada de WTC Cortlandt para refletir sua ligação ao local, custou 181,8 milhões de dólares. Mas, além dos benefícios que traz a nível de acessibilidade, a reabertura é, na visão dos nova-iorquinos, mais importante porque mostra quão longe a cidade chegou nestes 17 anos.

“Apesar de termos caído, conseguimos voltar a nos levantar”, declara Andre Collazo, um residente de 64 anos do Bronx, ao diário. “É importante porque mostra que somos fortes, que somos resilientes“.

Durante anos, a professora de Miami Idelsy Rodriguez evitou chegar perto do World Trade Center porque diz que nunca vai esquecer aquilo que sentiu ao ver as imagens do ataque terrorista na televisão.

Isso agora acabou. Embora a vida na Big Apple tenha mudado desde aquele fatídico dia, a norte-americana considera que “a abertura da estação é a peça que traz de volta a normalidade de antigamente”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …