20 seguradoras e 800 pessoas processam Arábia Saudita devido ao atentado de 9/11

Robert J. Fisch / Wikimedia

Atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Mais de duas dezenas de seguradoras norte-americanas apresentaram uma demanda contra dois bancos da Arábia Saudita e empresas que têm conexão com a família de Osama bin Laden, bem como contra algumas organizações de beneficência.

Segundo a agência Reuters, o valor total da demanda atinge pelo menos 4,2 bilhões de dólares (R$ 13,136 bilhões) devido aos ataques de 11 de setembro de 2011. Essas organizações são culpadas, de acordo com a demanda, de “apoiar e provocar” atentados terroristas através da prestação de ajuda à Al-Qaeda.

Para além disso, parentes das vítimas dos atentados terroristas apresentaram uma demanda coletiva contra a Arábia Saudita. Acusam-na de apoiar o grupo terrorista, incluindo através de ajuda financeira. A demanda foi assinada por 800 pessoas com objetivo de receber uma indenização do governo do reino.

Anteriormente, o Congresso havia adotado uma lei que permite a particulares processar a Arábia Saudita, país ao qual a maioria dos autores do atentado pertencia. O presidente Barack Obama vetou a lei, mas o Senado superou o veto do presidente americano com 97 votos contra 1. Mais tarde, o veto foi superado também pelo Congresso.

O atentado de 9/11 foi uma das mais tristes páginas na história mundial: vários terroristas com ligações à Al-Qaeda sequestraram quatro aeronaves comerciais que fizeram colidir contra o World Trade Center e o Pentágono, matando cerca de 3 mil pessoas.

O quarto avião, que era dirigido ao Capitólio dos Estados Unidos, caiu na Pensilvânia depois de os passageiros terem tentado retomar o controle da aeronave.

(pd) Preston Keres / U.S. Navy

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …