Estrelas podem conter vida, inclusive inteligente, propõem cientistas

NASA / JPL-Caltech

As hipotéticas formas de vida podem, em teoria, desenvolver inteligência e até mesmo encontrar uma maneira de explorar o espaço, sugeriu um dos autores do estudo.

Enquanto cientistas seguem refletindo se existe vida em planetas distantes, uma nova pesquisa faz uma sugestão surpreendente sobre onde algumas formas de vida podem prosperar, relata o portal Science Alert.

Em declarações à mídia, os físicos Luis Anchordoqui e Eugene Chudnovsky, da City University de Nova York, EUA, afirmam que certas espécies podem potencialmente viver, evoluir e se replicar dentro das próprias estrelas.

“As informações armazenadas no RNA (ou DNA) codificam o mecanismo de autorreplicação”, explicou Chudnovsky sobre o estudo publicado no sábado na revista científica Letters in High Energy Physics.

“Seu surgimento deve ter sido precedido pela formação maciça de sequências aleatórias de RNA até que fosse formada uma sequência capaz de autorreplicação. Acreditamos que um processo semelhante ocorreria com colares em uma estrela, levando a um processo estacionário de autorreplicação”.

Os pesquisadores argumentam que objetos lineares unidimensionais, conhecidos como cordas cósmicas, e partículas elementares com apenas um polo magnético, conhecido como partícula de monopólo, podem se combinar para formar “estruturas unidimensionais, bidimensionais e até tridimensionais” estáveis, com as variedades mais complexas sendo potencialmente capazes de transportar informações e replicar, “alimentando-se da energia de fusão gerada pela estrela”.

“Comparada à vida útil de uma estrela, sua vida útil é uma centelha instantânea de luz na escuridão. O importante é que tal centelha consegue produzir mais faíscas antes que se desvaneçam, proporcionando assim uma longa vida útil da espécie”, afirmam os cientistas.

“A complexidade da evolução através de mutações e seleção natural aumenta com o número de gerações passadas. Consequentemente, se a vida útil de espécies nucleares autorreplicáveis for tão curta quanto a vida útil de muitos objetos nucleares compostos instáveis, eles podem evoluir rapidamente para uma enorme complexidade“.

Chudnovsky sugeriu que estas hipotéticas formas de vida também poderiam desenvolver inteligência, acrescentando que “como estariam evoluindo muito rapidamente, poderiam encontrar uma maneira de explorar o cosmos além de sua estrela”, e que “talvez devêssemos procurar sua presença no espaço”.

“É um pensamento fascinante que o Universo pode estar repleto de vida inteligente tão diferente da nossa que não conseguimos reconhecer sua existência”, observou o cientista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …