Ferrari apresenta carro com ‘barbatana’ gigante e resgata predomínio do vermelho

Depois de terminar o Mundial de Construtores de 2016 no terceiro lugar, sendo superada de longe pela campeã Mercedes e por uma considerável vantagem pela vice-campeão Red Bull, a Ferrari apresentou nesta sexta-feira, no circuito de Fiorano, na Itália, o seu novo carro para a temporada de 2017 da Fórmula 1.

Com a missão de recuperar o status de candidata real ao título que tinha até pouco tempo atrás e também com o desafio de construir um monoposto mais competitivo em meio às exigências do novo regulamento técnico que a categoria ganhou para este ano, a equipe de Maranello apresentou o seu novo modelo, SF70H.

O Ferrari SF70H traz uma série de novidades aerodinâmicas, assim como resgatou a velha tradição ao retomar a tradicional pintura quase que totalmente vermelha.

No ano passado, a forte dupla de campeões mundiais formada por Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen esteve longe de sonhar com o título, com o alemão terminando o Mundial de Pilotos em quarto lugar e o finlandês em sexto. A Ferrari contava então com um carro com a cor branca ganhando mais espaço em meio ao predominante vermelho.

Mas, muito mais importante do que o resgate de sua mítica cor vermelha, foi a série de mudanças promovidas pela escuderia italiana na construção de seu carro, que será colocado à prova em uma nova Fórmula 1 na qual o seu regulamento para 2017 prevê que os monopostos sejam significativamente mais rápidos do que os da temporada de 2016.

Com a adoção de pneus traseiros mais largos fornecidos pela Pirelli com o objetivo de proporcionar maior aderência e rapidez nas curvas, como nos velhos tempos da F-1, os monopostos poderão ter ganhos de três a cinco segundos no tempo de volta, mas ao mesmo tempo prometem ser mais difíceis de guiar do que os modelos do ano passado.

Assim, a Ferrari concentrou seus esforços em encontrar um equilíbrio entre resistência e força aerodinâmica para o seu novo carro, que chamou a atenção em sua apresentação nesta sexta-feira principalmente pela espécie de “barbatana de tubarão” que ganhou logo acima da tampa do motor, no qual a peça predominantemente branca e com dois filetes de faixas com as cores da bandeira italiana quase encosta na asa traseira.

Outras duas novidades visuais importantes na aerodinâmica foram a adoção de uma asa dianteira em formato de flecha e o bico mais fino e alongado, que são consequências claras do novo regulamento estipulado para 2017.

E, além de apostar no seu projeto de design escolhido para as novas exigências aerodinâmicas da Fórmula 1, a Ferrari garantiu nesta sexta-feira que o seu novo motor irá significar um passo à frente em comparação ao propulsor que utilizou em 2016 no que diz respeito à obtenção de um melhor desempenho.

O novo carro da Ferrari poderá começar a mostrar a sua força na primeira bateria de testes coletivos da pré-temporada da F-1, que será realizada na próxima semana, no circuito de Barcelona, na Espanha. O Mundial de 2017 será iniciado apenas no dia 26 de março, data do GP da Austrália, em Melbourne.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …