Ao invés de enviar crianças ansiosas para terapia, são os pais que vão

O primeiro ataque de ansiedade do pequeno norte-americano Joseph Calise aconteceu quando ele tinha oito anos e se preparava para tocar um instrumento musical em uma apresentação da escola.

Ele começou a sentir dor de barriga e ânsia, e ele e sua mãe, Jessica, acabaram passando a apresentação toda no banheiro.

A partir daquele dia, Joseph não conseguia mais ficar sozinho. Até para tomar banho e dormir ele precisava que um dos pais estivesse por perto. Ele implorava que um deles se sentasse do outro lado da porta do banheiro enquanto ele tomava banho, e pedia para dormir na cama dos pais.

Sem saber o que fazer, os pais acabaram o acomodando, fazendo o que ele pedia, na esperança de deixá-lo seguro e confortável. Mas o resultado foi que o menino se sentia cada vez mais depende dos pais, e a ansiedade não passava.

Foi aí que Jessica se inscreveu em um programa experimental da Universidade de Yale para pais com crianças ansiosas. Não era Joseph quem iria se encontrar com um terapeuta toda semana, mas sim os pais.

No programa de doze semanas, os pais aprenderam a ter uma reação aos ataques de ansiedade do filho que o deixassem seguro, mas de forma que ele enfrentasse seus medos sozinhos. A base deste treinamento é semelhante à terapia tradicional, mas tem um ângulo diferente.

Ao invés de sentar na porta do banheiro enquanto ele tomava banho, eles diziam que iam voltar em cinco minutos para ver se estava tudo bem, e o deixavam sozinho pelo tempo combinado.

Eles diziam “Uau, você é incrível. Você estava ansioso e assustado, mas você conseguiu, você pode fazer isso”, relata a mãe. No início nenhuma mudança parecia estar acontecendo no filho, mas na metade do programa ele começou a sentir-se melhor mesmo quando estava sozinho.

Aos poucos Joseph começou a passar cada vez mais tempo sozinho, até que voltou a conseguir dormir sem os pais. “Ele começou a ficar mais confiante. Ele fazia as coisas sozinho sem que nós tivéssemos que pedir”, conta a mãe.

A ótima notícia é que 70% das crianças cujos pais participaram do treinamento mostraram melhora radical dos sintomas de ansiedade. Isso tudo sem levar as crianças uma única vez ao consultório do terapeuta.

Os resultados foram parecidos com crianças que passaram por 12 sessões de terapia convencional. Este treinamento dos pais parece funcionar porque permite que as crianças enfrentem suas ansiedades ao mesmo tempo em que recebem apoio e amor dos pais.

Quando os pais fazem tudo o que a criança pede por desespero, a criança fica ainda mais insegura por acreditar que a situação é ainda pior do que ela pensava, e que ela não tem capacidade de resolver o problema sozinha.

Joseph conta que não sente mais medo de ficar sozinho, apesar de ainda não gostar muito disso. Mesmo assim, ele voltou a ser independente de seus pais para realizar as tarefas do dia a dia. “Se eu tenho um pesadelo, eu mudo o assunto para alguma coisa feliz. Aí eu fico bem”, diz ele.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …