Estudante portuguesa em Londres derrota advogados e recupera 200 mil euros de idosa

Alexandra da Silva / Facebook

Alexandra da Silva, portuguesa vivendo em Londres que defendeu madeirense e derrotou advogados em tribunal

Uma estudante de Direito portuguesa na Universidade de Londres ajudou uma imigrante portuguesa analfabeta, com 69 anos, a resgatar cerca de 200 mil euros (cerca de R$ 700 mil), de uma sociedade de advogados que tinha se apoderado de seus bens, a declarando incapaz de administrá-los.

Ângela Maria Sousa Baptista tem 69 anos. É natural da Madeira, ilha pertencente à Portugal, e não sabe ler nem escrever. Em 2006, foi atropelada na Inglaterra, para onde emigrou sozinha há mais de 40 anos.

Como resultado do acidente, ela ficou com incapacidade física parcial. Sete anos depois, em 2013, a sociedade de advogados Hansen Palomares Solicitors, à qual recorreu para que lhe resolvessem o caso, conseguiu a indenização.

Mas a história não acaba aqui. A sociedade invocou incapacidade mental da portuguesa e reteve a indenização e o “direito” de administrar todos os seus bens. Desde então, a idosa tentou, sempre sem sucesso, reverter a situação.

No ano passado, no entanto, foi em um restaurante do Futebol Clube do Porto, em Londres, que Ângela conheceu a estudante de direito Alexandra da Silva. A jovem natural de Cardielos, em Viana do Castelo (norte de Portugal), se prontificou a ajudar, embora sem o curso concluído, ou seja, não podendo representar a idosa como sua advogada.

Mas a lei inglesa prevê a figura de “litigation friend” (amigo de litígio); e foi nessa qualidade que a jovem portuguesa representou a madeirense e acabou derrotando a firma de advogados.

Em novembro do ano passado, avançou com um requerimento para que o tribunal averiguasse o caso, apresentou provas de que a lesada se encontra sã e requereu que fosse ordenada ao gabinete de advogadas a restituição dos pertences da idosa.

Uma médica independente indicada pelo tribunal avaliou a imigrante, concluindo pela sanidade da idosa e decidindo pela sentença favorável à ela.

Segundo o The Independent, citado pelo Jornal de Notícias (JN), a jovem contou que esta não foi tarefa fácil. “Deram muita luta. Estamos a falar de uma quantia milionária e os advogados alegaram sempre que a senhora não estava capaz. Foi uma grande batalha, mas há cerca de uma semana chegou-nos a ordem do tribunal, em que o juiz corta qualquer tipo de vínculo entre eles e a dona Ângela e determina que a firma tem até 3 de outubro para devolver todo o dinheiro e apresentar contas. Ela está radiante”.

A antiga empregada de limpezas em hotéis e casas particulares londrinas, por sua vez, ficou feliz com o desfecho da situação que se arrastava há mais de dez anos. “A Alexandra foi o meu anjo da guarda“.

Um caso destes, segundo adianta o JN que cita fonte jurídica, seria “praticamente impossível em Portugal“. Em primeiro lugar por não existir a figura do “litigation friend” e em segundo porque os sistemas jurídicos são “completamente diferentes”.

A lesada teria de apresentar uma queixa ao Ministério Público e instaurar ela própria uma ação cível. “Isto é o próprio sistema anglo-saxônico a funcionar. Os sistemas jurídicos são completamente diferentes. O anglo-saxônico não tem a ver com leis, mas com decisões jurisprudenciais, enquanto o português obriga que juízes e intervenientes processuais respeitem a lei e o estado de direito”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …