Tiffany, a jogadora transexual de vôlei, será candidata a deputada

No último dia do prazo, Tiffany SE filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), presidido por Michel Temer, e irá concorrer a deputada nas eleições de outubro.

Segundo o Diário de Notícias, a maior vedeta da Superliga de Vôlei do Brasil, a serviço do Bauru, Tiffany, que antes era Rodrigo Abreu, pegou a fama que o esporte lhe deu e comprou um passaporte para a política.

Tiffany, que acabou de renovar contrato com o Bauru, se filiou ao MDB, que pretende continuar sendo o principal representado no Senado e na Câmara dos Deputados.

Ela terá apenas cerca de R$ 4 milhões de reais do fundo público partidário para gerir nos tempos de TV até outubro e tentar se eleger deputada federal por São Paulo.

A jogadora de vôlei, que nos campeonatos português, espanhol, francês, holandês, belga e indonésio ainda participou como Rodrigo, mas na Itália e agora no Brasil apareceu, já com a mudança de sexo realizada, como Tiffany.

Segundo a Aliança Nacional LGBTI+, por volta de 100 candidatos a cargos públicos nas eleições de 7 de outubro são assumidamente homossexuais ou aliados. No último levantamento, de março, ainda sem Tiffany, constavam 93 nomes: 43 gays, 12 lésbicas, 15 mulheres trans, um homem trans, oito bissexuais masculinos, três bissexuais femininos, quatro travestis e sete incluídos no item “outros”.

Entre esses “outros”, a Aliança Nacional LGBTI+ incluiu a candidata à presidência da República pelo comunista PCdoB Manuela D”Ávila. “Embora não seja gay, a Manuela entra como ‘outros’ porque é uma aliada ‘plus’, alguém muito ligada às nossas causas”, explicou Toni Reis, presidente da instituição.

O Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, e o socialista PSB, no entanto, se destacam por serem os únicos com transexuais nas suas comissões executivas nacionais.

Além da candidatura ao Palácio do Planalto já referida, são contabilizados pela organização LGBTI+ dois candidatos a governador de estado, cinco candidatos ao Senado, 30 candidatos à Câmara dos Deputados, somando Tiffany, e 55 às diferentes câmaras estaduais.

O objetivo comum dos candidatos LGBTI+ é aprovar leis, como a criminalização da homofobia. A Câmara dos Deputados, a que concorre Tiffany, é particularmente conservadora, com forte influência da suprapartidária Bancada Evangélica, com agenda oposta às entidades LGBTI+.

Daí que o objetivo em outubro seja “aumentar em 100% a representatividade“, o que equivale a eleger mais um deputado, além de Jean Wyllys, o único homossexual assumido da casa.

A comunidade LGBTI+ aposta nisso mais que nunca nas eleições deste ano. No dia 3 de junho, quando será realizada a Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo, por norma a maior do mundo, o tema estará na mesa: “Nosso Voto, Nossa Voz” é o lema da festa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …