Estudo descobre como sincronizar suas ondas cerebrais com as de um bebê

(dr) University of Cambridge

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge (Reino Unido), quando um adulto faz contato visual com um bebê, suas ondas cerebrais se sincronizam, o que provavelmente favorece a comunicação e a aprendizagem.

Um artigo sobre a pesquisa, que também teve colaboração de cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (Cingapura) e da Universidade de East London (Reino Unido), foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quando um pai ou uma mãe e uma criança interagem, vários aspectos de seu comportamento podem sincronizar, incluindo seu olhar, suas emoções e seus batimentos cardíacos.

Neste estudo, os cientistas decidiram se aprofundar em uma sincronia menos estudada: a da atividade cerebral.

As ondas cerebrais refletem a atividade em grupo de milhões de neurônios, e estão envolvidas na transferência de informações entre regiões do cérebro. Estudos anteriores já mostraram que, quando dois adultos estão conversando entre si, a comunicação é mais bem-sucedida se suas ondas cerebrais estão em sincronia.

Os pesquisadores então realizaram um teste para explorar se os bebês podem sincronizar suas ondas cerebrais com os adultos também, e se o contato visual pode influenciar isso.

Primeiro experimento

A equipe examinou os padrões de ondas cerebrais de 36 crianças (17 em um primeiro experimento, e 19 em um segundo) usando eletroencefalografia, e compararam essa atividade cerebral com a de um adulto cantando canções infantis.

Na primeira experiência, a criança observou um vídeo de um adulto cantando. O adulto – cujos padrões de ondas cerebrais já haviam sido gravados – estava olhando diretamente para a criança, ou evitando o seu olhar enquanto ainda cantava, ou com a cabeça virada, mas ainda fazendo contato visual com a criança.

Conforme previsto, os pesquisadores descobriram que as ondas cerebrais dos bebês estavam mais sincronizadas com as dos adultos quando o olhar do adulto se encontrava com o do bebê. Curiosamente, o maior efeito de sincronização ocorreu quando a cabeça dos adultos estava virada, mas eles ainda faziam contato visual.

Os pesquisadores acreditam que isso é devido ao fato de que o contato visual parece altamente deliberado e, portanto, fornece um sinal mais forte para a criança de que o adulto pretende se comunicar com ela.

Segundo experimento

No segundo experimento, um adulto de verdade cantou para o bebê, enquanto olhava diretamente para a criança ou enquanto evitava seu olhar. Desta vez, suas ondas cerebrais foram monitoradas ao vivo para ver se seus padrões estavam sendo influenciados pelos do bebê ou o contrário.

Como resultado, tanto os bebês quanto os adultos ficaram mais sincronizados com a atividade cerebral um do outro quando o contato mútuo dos olhos foi estabelecido.

Isso ocorreu mesmo que os adultos tivessem a oportunidade de ver os bebês o tempo todo, ainda que não fizessem contato ocular direto, e os bebês se mostraram interessados em olhar para o adulto mesmo quando estes evitavam o seu olhar.

De acordo com os pesquisadores, isso demonstra que a sincronização de ondas cerebrais não é apenas devido ao contato visual, mas sim a intenção compartilhada de se comunicar.

Comunicação

Para medir a intenção dos bebês de se comunicar, a equipe observou a quantidade de vocalizações (sons) que eles faziam aos adultos.

Conforme previsto, os bebês fizeram um maior esforço para se comunicar, emitindo mais vocalizações, quando o adulto fez contato ocular direto. Eles também faziam vocalizações mais longas se apresentavam maior sincronia cerebral com o adulto.

“Quando o adulto e a criança estão se olhando, eles estão sinalizando sua disponibilidade e intenção de se comunicar”, sugere a principal autora do estudo, Dra. Victoria Leong.

“Achamos que ambos os cérebros adultos e infantis respondem a um sinal de olhar ficando mais em sincronia com o parceiro. Esse mecanismo poderia preparar pais e bebês para se comunicar, o que também tornaria a aprendizagem mais efetiva”, conclui a cientista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …