Estudo brasileiro revela que substâncias psicodélicas melhoram a atividade cerebral

Um estudo recente por um grupo de cientistas brasileiros indica que substâncias psicodélicas são capazes de melhorar atividades cerebrais fundamentais.

Publicado na Scientific Reports, o estudo afirma que com a aplicação de uma dose do composto 5-MeO-DMT em contato com minicérebros – estruturas feitas a partir de células tronco que imitam cérebros humanos – o estudo revelou que tal substância melhorou a plasticidade neural e as sinapses cerebrais.

A substância utilizada é dimetiltriptamina (DMT), psicodélico encontrado em diversas plantas e princípio ativo do ayahuasca, chá feito com plantas e cipós utilizado em cerimônias do Santo Daime.

Com a aplicação da substância, quase mil proteínas cerebrais se alteraram e se mostraram em maior quantidade, algumas importantes para processos de aprendizado e memória.

A pesquisa, segundo o líder Stevens Rehen, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, indica o potencial clínico de substâncias hoje proibidas por questões políticas.

Além da melhora em proteínas ligadas ao aprendizado e à memória, outras proteínas, envolvidas com inflamação, degeneração e lesão do cérebro, foram encontradas em menor quantidade.

Segundo Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coautor do estudo, os psicodélicos clássicos podem ser importantes ferramentas para transformações psicobiológicas. É sabido que o DMT e o LSD possuem potenciais efeitos antidepressivos e anti-inflamatórios.

Ciberia // Hypeness

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …