Estudo brasileiro revela que substâncias psicodélicas melhoram a atividade cerebral

Um estudo recente por um grupo de cientistas brasileiros indica que substâncias psicodélicas são capazes de melhorar atividades cerebrais fundamentais.

Publicado na Scientific Reports, o estudo afirma que com a aplicação de uma dose do composto 5-MeO-DMT em contato com minicérebros – estruturas feitas a partir de células tronco que imitam cérebros humanos – o estudo revelou que tal substância melhorou a plasticidade neural e as sinapses cerebrais.

A substância utilizada é dimetiltriptamina (DMT), psicodélico encontrado em diversas plantas e princípio ativo do ayahuasca, chá feito com plantas e cipós utilizado em cerimônias do Santo Daime.

Com a aplicação da substância, quase mil proteínas cerebrais se alteraram e se mostraram em maior quantidade, algumas importantes para processos de aprendizado e memória.

A pesquisa, segundo o líder Stevens Rehen, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, indica o potencial clínico de substâncias hoje proibidas por questões políticas.

Além da melhora em proteínas ligadas ao aprendizado e à memória, outras proteínas, envolvidas com inflamação, degeneração e lesão do cérebro, foram encontradas em menor quantidade.

Segundo Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coautor do estudo, os psicodélicos clássicos podem ser importantes ferramentas para transformações psicobiológicas. É sabido que o DMT e o LSD possuem potenciais efeitos antidepressivos e anti-inflamatórios.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Popular guru indiano é condenado à prisão perpétua por estuprar jovem

Um tribunal indiano condenou nesta quarta-feira à prisão perpétua o popular guru Asaram Bapu por ter estuprado uma menor, em meio a fortes medidas de segurança em vários estados para evitar distúrbios entre os seguidores …

Não às fake news: o Brasil não terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia.” Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida este ditado. Ele é muito valioso quando se trata de fake news. Termo do momento, inflado especialmente …

Finlândia desiste da experiência de rendimento básico universal

O projeto-piloto consistia em pagar a 2 mil desempregados um rendimento mensal de 560 euros, sem condições. Mas a experiência vai ficar por aqui. O primeiro país da Europa a implementar a ideia de um rendimento básico universal …

Com 12 anos, menino pega um trem, dois aviões e viaja sozinho até a Indonésia

Drew* é um menino de 12 anos, natural de Sydney, que não gostou de ouvir a mãe dizer não a uma viagem a Bali, na Indonésia. Sem aceitar, ele decidiu ir sozinho. Drew conseguiu cruzar meio …

Espécie de formiga explode para defender a colônia

Uma equipe internacional de cientistas identificou uma nova espécie de formiga kamikaze que explode, lançando um líquido para defender a sua colônia dos inimigos. Nas florestas do Bornéu, da Tailândia e da Malásia existem formigas que explodem …

Trump chama Kim de "honroso" e diz que quer vê-lo "o mais rápido possível"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (24) de "muito honroso" o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião …

Dia da Liberdade: Portugal comemora a Revolução dos Cravos

Portugal comemora nesta quarta-feira (25) 44 anos da Revolução dos Cravos, como ficou conhecida a revolta que marcou o fim da ditadura do Estado Novo. Apesar de abalar as estruturas políticas e econômicas do país, …

Queijos mineiros levam 11 medalhas em prêmio na França

Existe uma disputa oculta, mas saudável entre mineiros e baianos para saber qual é a melhor cozinha do Brasil. Quando o assunto é queijo, não tem pra ninguém e Minas Gerais toma a dianteira como …

STF derruba decisão de enviar delação envolvendo Lula para Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (24) derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio …

Prisão perpétua para inventor que matou e esquartejou jornalista sueca no próprio submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado nesta quarta-feira (25) a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado, em agosto de 2017, perto de Copenhague. O engenheiro autodidata Peter …