Estudo brasileiro revela que substâncias psicodélicas melhoram a atividade cerebral

Um estudo recente por um grupo de cientistas brasileiros indica que substâncias psicodélicas são capazes de melhorar atividades cerebrais fundamentais.

Publicado na Scientific Reports, o estudo afirma que com a aplicação de uma dose do composto 5-MeO-DMT em contato com minicérebros – estruturas feitas a partir de células tronco que imitam cérebros humanos – o estudo revelou que tal substância melhorou a plasticidade neural e as sinapses cerebrais.

A substância utilizada é dimetiltriptamina (DMT), psicodélico encontrado em diversas plantas e princípio ativo do ayahuasca, chá feito com plantas e cipós utilizado em cerimônias do Santo Daime.

Com a aplicação da substância, quase mil proteínas cerebrais se alteraram e se mostraram em maior quantidade, algumas importantes para processos de aprendizado e memória.

A pesquisa, segundo o líder Stevens Rehen, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, indica o potencial clínico de substâncias hoje proibidas por questões políticas.

Além da melhora em proteínas ligadas ao aprendizado e à memória, outras proteínas, envolvidas com inflamação, degeneração e lesão do cérebro, foram encontradas em menor quantidade.

Segundo Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coautor do estudo, os psicodélicos clássicos podem ser importantes ferramentas para transformações psicobiológicas. É sabido que o DMT e o LSD possuem potenciais efeitos antidepressivos e anti-inflamatórios.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …

Justiça proíbe entrada de menores de 14 anos na exposição Queermuseu

O juiz Pedro Henrique Alves, da 1º Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, decidiu proibir a entrada de menores de 14 anos de idade na exposição Queermuseu - Cartografia da Diferença na Arte …

Musk confessa estar “exausto” e as ações da Tesla despencam 8%

Em entrevista ao New York Times, Elon Musk revelou estar “exausto”, apontando o ano de 2017 como um dos “mais difíceis” da sua carreira. O mercado reagiu às declarações do fundador da Tesla e a …