Estudo: interesse pelas aulas de ciências é contagioso

De acordo com um novo estudo publicado na revista Science Advances, em uma sala de aula de ciências, o interesse pode ser contagioso, levando a um maior entusiasmo pelas carreiras científicas no geral.

Ou seja, quando os alunos veem seus colegas muito interessados na aula, eles são mais propensos a desenvolver um interesse também nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Esta tendência “infecciosa” também pode ajudar a melhorar suas notas.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Zahra Hazari e Geoff Potvin, da Universidade Internacional da Flórida (EUA). Pesquisadores da Universidade Estadual de Oklahoma, da Faculdade Northwestern, da Universidade Purdue e da Universidade da Virgínia também estiveram envolvidos.

Os cientistas pesquisaram mais de 2 mil alunos em 50 faculdades e universidades selecionadas aleatoriamente nos Estados Unidos.

Eles concluíram que a forma como um aluno percebe o nível do interesse de seus colegas em ciência teve um efeito significativo em suas próprias escolhas de carreira nessa área, mesmo depois de levar em consideração as diferenças em seu interesse prévio, seu nível de apoio familiar, desempenho acadêmico, gênero e qualidade do ensino.

O efeito positivo foi consistente em todas as classes de biologia, química e física, e foi visto tanto no que diz respeito aos interesses de carreira dos estudantes como em suas notas, na maioria dos casos.

Mesmo estudantes que tinham pouco interesse ou apoio prévio para seguir carreira em ciência mostraram maior interesse em profissões científicas quando viram altos níveis de interesse em seus colegas de classe.

Hazari e Potvin planejam fazer novas pesquisas voltadas para entender como os professores podem criar melhores ambientes em sala de aula, onde os alunos se sintam motivados e confiantes em abordar problemas ou experiências mais complexas.

“As pessoas facilmente pegam as emoções dos outros e vemos isso acontecer em ambientes de sala de aula de ciências. Isso realmente enfatiza a importância de ter ambientes envolventes para encaminhar os alunos à ciência e motivá-los para a aprendizagem”, disse Hazari.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …