Afinal psicopatas tendem a ter inteligência abaixo da média

(dr) NBC

Mads Mikkelsen, "Hannibal Lector" em "Hannibal" (2013-2015)

Mads Mikkelsen, “Hannibal Lector” em “Hannibal” (2013-2015)

Em filmes e séries de TV, os psicopatas são retratados como “vilões” frios, insensíveis e manipuladores, que representam um desafio especial para a lei devido à sua alta inteligência – é só pensar em personagens como Hannibal ou o Assassino do Zodíaco. Mas uma nova pesquisa discorda deste estereótipo.

Com base em uma meta-análise de 187 estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que eles têm, na verdade, uma inteligência média baixa, o que significa que nossos vilões fictícios favoritos provavelmente não seriam tão brilhantes no mundo real.

A psicopatia é um transtorno de personalidade avaliado sobre um espectro, o que significa que os psicopatas são diagnosticados por psicólogos através de uma lista de verificação de traços. Isso significa que você pode ter certos traços psicopatas, mas sem a combinação certa, você não seria considerado clinicamente um psicopata.

“Ao contrário da maioria dos transtornos clínicos, que são caracterizados por um conjunto de sintomas, a psicopatia é comumente descrita como um conjunto de traços de personalidade relativamente estável”, explica a equipe, liderada por Brian Boutwell, da Universidade de St. Louis, nos EUA.

O mito de Hannibal Lecter

Os traços mais frequentemente associados à psicopatia são indiferença, falta de remorso, falta de empatia, grandiosidade, impulsividade, astúcia, e manipulação.

Este conjunto de características fez Hollywood transformar psicopatas em seus vilões favoritos, tornando-os extremamente astutos no processo. Um dos melhores exemplos disso é Hannibal Lecter, protagonista de O Silêncio dos Inocentes, que é um gênio, mas também um canibal monstruoso.

(dr) Orion Pictures

Sir Anthony Hopkins, "Hannibal Lector" em "The Silence of the Lambs" (1991)

Sir Anthony Hopkins, “Hannibal Lector” em “The Silence of the Lambs” (1991)

Essa noção de que os psicopatas são todos gênios é tão prevalente que os próprios psicólogos chamam de “mito de Hannibal Lecter”, e Boutwell acha difícil conciliar esses “gênios do mal” com os fatos.

“Os psicopatas são impulsivos, brigam com a lei e muitas vezes se machucam”, garante ele. “Isso me levou a pensar que eles não são muito inteligentes”.

Inteligência baixa

Boutwell e sua equipe examinaram 187 estudos previamente publicados que abordavam psicopatia e inteligência. Esses estudos envolveram não apenas psicopatas presos, mas também aqueles bem-sucedidos.

Quando a meta-análise foi concluída, a equipe descobriu que os psicopatas na verdade obtiveram menor pontuação nos testes de inteligência em comparação com aqueles que não tinham traços psicopáticos, ou seja, a noção popular de que os psicopatas são inerentemente inteligentes é provavelmente o oposto do que acontece no mundo real.

É importante ressaltar que o estudo ainda não foi revisado por pares, de modo que até que as conclusões tenham sido verificadas independentemente, elas ainda não possuem comprovação científica.

Mas se elas se sustentarem, Boutwell acha que elas não só serão úteis para dissipar a visão romantizada dos psicopatas, mas também para ajudar os pesquisadores a desenvolver melhores tratamentos para a psicopatia no futuro.

Agora, o transtorno de personalidade é visto como intratável, o que significa que psicopatas não respondem às psicoterapias atuais como pacientes com outras condições.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …