Afinal psicopatas tendem a ter inteligência abaixo da média

(dr) NBC

Mads Mikkelsen, "Hannibal Lector" em "Hannibal" (2013-2015)

Mads Mikkelsen, “Hannibal Lector” em “Hannibal” (2013-2015)

Em filmes e séries de TV, os psicopatas são retratados como “vilões” frios, insensíveis e manipuladores, que representam um desafio especial para a lei devido à sua alta inteligência – é só pensar em personagens como Hannibal ou o Assassino do Zodíaco. Mas uma nova pesquisa discorda deste estereótipo.

Com base em uma meta-análise de 187 estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que eles têm, na verdade, uma inteligência média baixa, o que significa que nossos vilões fictícios favoritos provavelmente não seriam tão brilhantes no mundo real.

A psicopatia é um transtorno de personalidade avaliado sobre um espectro, o que significa que os psicopatas são diagnosticados por psicólogos através de uma lista de verificação de traços. Isso significa que você pode ter certos traços psicopatas, mas sem a combinação certa, você não seria considerado clinicamente um psicopata.

“Ao contrário da maioria dos transtornos clínicos, que são caracterizados por um conjunto de sintomas, a psicopatia é comumente descrita como um conjunto de traços de personalidade relativamente estável”, explica a equipe, liderada por Brian Boutwell, da Universidade de St. Louis, nos EUA.

O mito de Hannibal Lecter

Os traços mais frequentemente associados à psicopatia são indiferença, falta de remorso, falta de empatia, grandiosidade, impulsividade, astúcia, e manipulação.

Este conjunto de características fez Hollywood transformar psicopatas em seus vilões favoritos, tornando-os extremamente astutos no processo. Um dos melhores exemplos disso é Hannibal Lecter, protagonista de O Silêncio dos Inocentes, que é um gênio, mas também um canibal monstruoso.

(dr) Orion Pictures

Sir Anthony Hopkins, "Hannibal Lector" em "The Silence of the Lambs" (1991)

Sir Anthony Hopkins, “Hannibal Lector” em “The Silence of the Lambs” (1991)

Essa noção de que os psicopatas são todos gênios é tão prevalente que os próprios psicólogos chamam de “mito de Hannibal Lecter”, e Boutwell acha difícil conciliar esses “gênios do mal” com os fatos.

“Os psicopatas são impulsivos, brigam com a lei e muitas vezes se machucam”, garante ele. “Isso me levou a pensar que eles não são muito inteligentes”.

Inteligência baixa

Boutwell e sua equipe examinaram 187 estudos previamente publicados que abordavam psicopatia e inteligência. Esses estudos envolveram não apenas psicopatas presos, mas também aqueles bem-sucedidos.

Quando a meta-análise foi concluída, a equipe descobriu que os psicopatas na verdade obtiveram menor pontuação nos testes de inteligência em comparação com aqueles que não tinham traços psicopáticos, ou seja, a noção popular de que os psicopatas são inerentemente inteligentes é provavelmente o oposto do que acontece no mundo real.

É importante ressaltar que o estudo ainda não foi revisado por pares, de modo que até que as conclusões tenham sido verificadas independentemente, elas ainda não possuem comprovação científica.

Mas se elas se sustentarem, Boutwell acha que elas não só serão úteis para dissipar a visão romantizada dos psicopatas, mas também para ajudar os pesquisadores a desenvolver melhores tratamentos para a psicopatia no futuro.

Agora, o transtorno de personalidade é visto como intratável, o que significa que psicopatas não respondem às psicoterapias atuais como pacientes com outras condições.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …