Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista “Science”. Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo.

Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. Este é o número de espécimes que se estima terem vivido na Terra entre 68 milhões e 66 milhões de anos atrás, segundo um estudo publicado na revista científica Science nesta quinta-feira (15/04).

Uma equipe da Universidade da Califórnia em Berkeley, da qual fez parte um biólogo brasileiro, Daniel Varajão Latorre, fez o cálculo de quantos tiranossauros viveram ao longo de 127 mil gerações usando como base dados que incluem o tamanho do corpo do animal, a idade de sua maturidade sexual e sua necessidade de energia para viver.

A população total de 2,5 bilhões de dinossauros é um número inédito, mas apenas uma estimativa com uma margem de erro que não perde em tamanho para o T. rex.

“[2,5 bilhões] são muitas mandíbulas”, afirmou o principal autor do estudo, Charles Marshall, diretor do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia. “São muitos dentes. São muitas garras”, brincou.

A espécie de dinossauro vagou pela América do Norte durante cerca de 1,2 milhão a 3,6 milhões de anos. Isso significa que a densidade populacional dos animais não era necessariamente alta. Em uma área do tamanho da cidade de Washington, por exemplo, deveriam viver dois tiranossauros ao mesmo tempo. Já no espaço da Califórnia, estima-se a convivência de 3.800, diz o estudo.

Marshall afirmou que a estimativa da população é importante pois ajuda os cientistas a terem uma ideia da taxa de preservação dos fósseis de T. rex. Apenas cerca de 100 fósseis da espécie foram encontrados até hoje – 32 deles com material suficiente para constatar que eram adultos.

Segundo o autor da pesquisa, se tivessem vivido 2,5 milhões de tiranossauros no mundo em vez de 2,5 bilhões, provavelmente nunca teríamos tido conhecimento de sua existência.

O cálculo

A equipe de Marshall calculou o número usando uma regra geral da biologia que diz que quanto maior o animal, menos densa é sua população. Então os pesquisadores estimaram quanta energia o dinossauro carnívoro precisava para se manter vivo – algo entre um dragão-de-komodo e um leão. Também quanto maior a energia necessária, menos densa é a população.

Os cientistas ainda levaram em consideração que o Tyrannosaurus rex atingiu níveis de maturidade sexual em torno de 14 a 17 anos de idade, e viveu no máximo 28 anos.

Dadas as incertezas na duração das gerações dos dinossauros, no alcance e por quanto tempo eles vagaram, o estudo concluiu que a população total de tiranossauros deve ter sido de no mínimo 140 milhões de animais e um máximo de 42 bilhões, com 2,5 bilhões como valor médio. Ou seja, uma margem de erro um tanto gigantesca.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …