Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista “Science”. Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo.

Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. Este é o número de espécimes que se estima terem vivido na Terra entre 68 milhões e 66 milhões de anos atrás, segundo um estudo publicado na revista científica Science nesta quinta-feira (15/04).

Uma equipe da Universidade da Califórnia em Berkeley, da qual fez parte um biólogo brasileiro, Daniel Varajão Latorre, fez o cálculo de quantos tiranossauros viveram ao longo de 127 mil gerações usando como base dados que incluem o tamanho do corpo do animal, a idade de sua maturidade sexual e sua necessidade de energia para viver.

A população total de 2,5 bilhões de dinossauros é um número inédito, mas apenas uma estimativa com uma margem de erro que não perde em tamanho para o T. rex.

“[2,5 bilhões] são muitas mandíbulas”, afirmou o principal autor do estudo, Charles Marshall, diretor do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia. “São muitos dentes. São muitas garras”, brincou.

A espécie de dinossauro vagou pela América do Norte durante cerca de 1,2 milhão a 3,6 milhões de anos. Isso significa que a densidade populacional dos animais não era necessariamente alta. Em uma área do tamanho da cidade de Washington, por exemplo, deveriam viver dois tiranossauros ao mesmo tempo. Já no espaço da Califórnia, estima-se a convivência de 3.800, diz o estudo.

Marshall afirmou que a estimativa da população é importante pois ajuda os cientistas a terem uma ideia da taxa de preservação dos fósseis de T. rex. Apenas cerca de 100 fósseis da espécie foram encontrados até hoje – 32 deles com material suficiente para constatar que eram adultos.

Segundo o autor da pesquisa, se tivessem vivido 2,5 milhões de tiranossauros no mundo em vez de 2,5 bilhões, provavelmente nunca teríamos tido conhecimento de sua existência.

O cálculo

A equipe de Marshall calculou o número usando uma regra geral da biologia que diz que quanto maior o animal, menos densa é sua população. Então os pesquisadores estimaram quanta energia o dinossauro carnívoro precisava para se manter vivo – algo entre um dragão-de-komodo e um leão. Também quanto maior a energia necessária, menos densa é a população.

Os cientistas ainda levaram em consideração que o Tyrannosaurus rex atingiu níveis de maturidade sexual em torno de 14 a 17 anos de idade, e viveu no máximo 28 anos.

Dadas as incertezas na duração das gerações dos dinossauros, no alcance e por quanto tempo eles vagaram, o estudo concluiu que a população total de tiranossauros deve ter sido de no mínimo 140 milhões de animais e um máximo de 42 bilhões, com 2,5 bilhões como valor médio. Ou seja, uma margem de erro um tanto gigantesca.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …