ONU aprova as “sanções mais duras” já feitas contra a Coreia do Norte

Korean Central Television / Yonhapy

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira (11) por unanimidade um novo conjunto de sanções contra a Coreia do Norte, proposto pelos EUA, interditando as exportações têxteis e reduzindo o seu abastecimento em petróleo e gás.

Esta oitava série de sanções, apoiada pela China e a Federação Russa, que são os apoios mais próximos da Coreia do Norte, visa punir o país pelo seu ensaio nuclear do dia 3 de setembro. O novo pacote de sanções limita as importações de petróleo e derivados e proíbe as exportações de têxteis, entre outras medidas.

“Estamos agindo em resposta a novos desenvolvimentos perigosos. Estas são as medidas mais duras alguma vez impostas contra a Coreia do Norte”, disse a representante dos EUA, Nikki Haley, citada pela Bloomberg.

Com as sanções cada vez mais severas, a ONU pretende forçar os dirigentes de Pyongyang a negociar seus programas de armamento nuclear e convencional, considerados ameaçadores para a estabilidade mundial.

A Coreia do Sul e o Japão afirmaram que as novas sanções representam uma advertência de que o país arrisca um isolamento total se prosseguir com os programas nuclear e de mísseis.

“A última resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas representa o compromisso renovado da comunidade internacional de não tolerar o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte”, assinalou o gabinete da presidência sul-coreana.

“Isto deixa clara a vontade da comunidade internacional para elevar a pressão a um novo nível e levar a Coreia do Norte a mudar suas políticas”, afirmou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, também citado em comunicado.

O novo conjunto de sanções envia “uma séria advertência ao regime norte-coreano de que se prosseguir com suas incessantes provocações apenas conseguirá aprofundar o seu isolamento econômico e ficar sob maior pressão diplomática”, realçou Seul.

“Se a Coreia do Norte continuar nesse caminho, a nação ficará progressivamente mais isolada do resto do mundo e será incapaz de ter um futuro próspero”, reiterou o chefe de Governo japonês.

As sanções impostas à Coreia do Norte são menos drásticas do que aquilo que pretendia Washington, que queria uma proibição total de venda de crude, produtos petrolíferos refinados e gás à Coreia do Norte por parte dos Estados-membros da ONU.

No entanto, Rússia e China, com direito de veto no Conselho de Segurança, manifestaram sua oposição a alguns dos pontos do projeto de resolução inicial elaborado pelos EUA, com o documento final resultando ser mais ‘suave’ após negociações.

As medidas agora tomadas, somadas às sanções anteriores, que fixaram um embargo às exportações de carvão, ferro, peixe e marisco, representam uma perda de 2,7 bilhões de dólares para a Coreia do Norte, valor que corresponde a 90% das vendas ao exterior, segundo cálculos apresentados no ano passado pelos Estados Unidos.

As sanções impostas na segunda-feira se estendem ainda aos norte-coreanos empregados fora do país, aos quais não serão concedidos vistos de trabalho, o que os impediria de enviar remessas dos rendimentos para o país de origem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …